quinta-feira, 24 de maio de 2012

PARTE ALTA DE MACEIÓ E SEU BOOM IMOBILIÁRIO

 O bairro do Farol é um dos maiores de Maceió

O mercado da construção civil está aquecido em todo o país, e a capital alagoana também acompanha a tendência nacional. “A ‘bola da vez’ é o bairro do Farol”, afirma o gerente de marketing da Marroquim Engenharia, Felipe Baracho.
Com o “inchaço” da parte baixa de Maceió, as construtoras estão investindo em bairros mais distantes da chamada “área nobre”, como Farol, Serraria, e Tabuleiro do Martins, que vêm em constante valorização.

“O Farol, com certeza, é a região que está sendo mais valorizada. É a nova ‘bola da vez’ do mercado imobiliário”, enfatiza Baracho.
Segundo o gerente de marketing, o aquecimento do mercado imobiliário, assim como tudo na vida, também é um ciclo. “O mercado está aquecido há cinco anos e ainda estamos em plena ascensão, devendo permanecer assim por pelo menos mais dez anos”, revela.
Felipe Boracho fala ainda, que a alta nos preços, consequência da supervalorização dos empreendimentos imobiliários, pode dar uma parada. “Não é que vai parar de crescer, mas deve ser em menor intensidade”, explica.
Para ele, depois do Farol, os bairros da Serraria, Tabuleiro do Martins, serão as próximas  “bolas da vez”.

Felipe conta que atualmente existem novas tecnologias e novas formas de construir, e que as construtoras estão investindo, mas que o governo também tem que fazer a parte dele.
“O governo precisa investir mais, permitindo que mais indústrias venham para o Estado, o que geraria mais renda e as pessoas teriam mais condições de poder investir em imóveis e comprar a tão sonhada casa prórpia.
Felipe Boracho admite que as novas vias de acesso também contribuem para a valorização imobiliaria e consequentemente, o aquecimento do mercado da construção civil e cita a Eco Via Norte que vai ligar o Benedito Bentes a Guaxuma. “Naquela via podem surgir novas células de moradia, além de valorizar ainda mais a região”, relata.

Parte alta

Por onde se anda é possível ver novos prédios em construção, seja na orla da capital, quanto, principalmente, na parte alta da cidade. Maceió está um verdadeiro canteiro de obras, é o mercado em crescente valorização.

Marroquim Engenharia prepara construções de alto padrão serão construídos na capital alagoana incluindo o “Felicitá”, o maior  empreendimento de Maceió.
Com quatro torres de vinte andares cada uma, totalizando 320 apartamentos, com três suítes, o Felicitá será construído próximo ao Condomínio Aldebaran.
“São apartamentos de alto padrão de qualidade 50 mil metros quadrados de área de lazer, será o maior empreendimento de Maceió”, enfatiza Felipe Baracho, gerente de marketing da Marroquim Engenharia.
Segundo ele, o lançamento será feito por etapa: uma torre por vez. “O empreendimento está sendo bastante procurado”, afirma.
Além do Felicitá, outros quatro empreendimentos serão construídos pela Marroquim são eles: Palazzo San Remo e Cidade de Guimarães, ambos na Ponta Verde; Milano, no Stela Maris, e Fiori, no bairro do Farol.

Condomínio

A Marroquim Engenharia constrói por meio do Sistema de Obra por Administração, ou simplesmente Sistema de Condomínio, o que traz mais vantagens para os futuros proprietários.
“No sistema de condomínio a construtora busca os interessados antes de lançar o empreendimento. Após o grupo fechado, é a vez da capitalização que é feita durante dez meses, depois disso as obras são iniciadas”, explica Baracho. “Os imóveis serão entregues após 36 meses, tempo máximo para a quitação do apartamento ou sala comercial”, completa. 

Qualidade, segurança, preço baixo e rentabilidade são as principais vantagens de investir em um empreendimento realizado pelo sistema de condomínio. “Além de receber o imóvel ao final dos 36 meses”, enfatiza o gerente de marketing.
“No sistema de condomínio o valor do imóvel tem uma redução de 15% a 25% no custo, pois os materias são comprados diretamente dos fornecedores, onde a construtura atua como intermediadora. 

Outro sistema, adotado por outas construtoras é o convencional, onde elas constroem com renda própria e depois vendem as unidades para os clientes. “Neste caso, o tempo para construção é bem maior”, afirma Baracho.

Morar próximo ao trabalho será a grande vantagem

Morar perto do trabalho, economizando tempo para outras coisas? “Hoje, no mínimo, gastamos cerca de 22 dias do ano no trânsito da cidade, a tendência mundial é essa, morar perto do trabalho”, declara o arquiteto Paulo Gusmão.
“Hoje passamos pelo menos duas horas no trânsito: uma para ir e outra para voltar do trabalho para casa. Imagine se pudéssemos trabalhar perto de nossa residência economizaríamos pelo menos 22 dias no ano para fazermos o que quisermos”, relata.
A conta é simples: duas horas por dia, multiplicadas por 22 dias de trabalho no mês, 12 meses por ano, dividido por 24 horas do dia, dá o equivalente a 22 dias que passamos no trânsito da Capital. “Estamos considerando o deslocamento de carro, sem falar nas pessoas que dependem do transporte público”, explica Gusmão.
O arquiteto conta que as construtoras estão investindo mais no platô superior, ou seja, na parte alta de Maceió, onde se concentra quatro grandes hospitais, um fórum, a Justiça Federal, dentre outros pontos comerciais.

Francês

Para Paulo Gusmão, o Francês será uma das principais opções de moradia para quem trabalha na parte baixa de Maceió. “Com a duplicação da AL-101 Sul, o deslocamento até o Centro, por exemplo será mais curto que da Gruta a Ponta Verde.
"Daqui há alguns anos o Francês vai virar bairro”, fala o arquiteto, acrescentando que muitos empreendimentos já estão sendo construídos naquela região. “O Litoral Sul está mais adiantado por causa da duplicação, o Norte talvez demore um pouco mais, por causa do trânsito, mas a tendência também, é de crescimento.

Construtora já possui mais de dez anos

No mercado alagoano há mais de dez anos, a Marroquim Engenharia  busca novos ares e já deixou sua marca no Estado do Pará.
Além de Maceió e Arapiraca, as  cidades de Belém e Marabá no Estado do Pará, já têm empreendimentos construídos pela Marroquim. “Queremos ir mais além”, declara Felipe Baracho, gerente de marketing da Marroquim Engenharia.
A construtora trabalha com os seguimentos residencial e empresarial (comercial), tudo em alto padrão, para manter a qualidade que predomina em todos os seus empreendimentos.

A parceria entre a Marroquim Engenharia e a Gusmão e Passos, vem de longa data e a “casadinha” é a combinação perfeita. “O diferencial de um empreendimento não é só na arquitetura, passa pela vaga de garagem, área de lazer, conforto, segurança e postura da construtora, e isso a Marroquim oferece para os seus clientes.
Dinheiro
Quem investe em um empreendimento da Marroquim Engenharia já ganha pelo menos 15% do valor de custo. A tendência do mercado da construção civil é permanecer aquecido e alógica  é que os imóveis se tornem cada vez valorizados. “Para quem tem uma reseva e pensa em investir, a hora é agora”, declara Felipe Baracho.
O gerente de marketing conta que as pessoas não podem deixar para investir depois, por que o preço não vai baixar. “A tendência do mercado da construção civil  é valorizar cada vez mais, consequentemente, os preços dos imóveis subirão ainda mais, e se não investir agora, corre o risco de o imóvel, que custa R$ 350 mil reais, dobrar de valor em poucos anos”, aconselha Felipe Baracho.

Fonte: Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário