No período de janeiro a março de 2012, a taxa de retorno da renda foi de 2,74%, enquanto a de capital ficou em 1,61%.
A taxa de retorno de investimentos em imóveis comerciais no Brasil no primeiro trimestre de 2012 foi de 4,35% em relação ao último trimestre do ano passado, de acordo com o Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C), divulgado nesta sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O índice foi calculado com base em uma amostra de 301 imóveis, a partir de informações sobre despesas operacionais, receitas totais, investimentos e vendas de imóveis, fornecidos por um grupo de empresas dos setores financeiro e imobiliário e de fundos de pensão.
O universo inclui escritórios comerciais, shopping centers, estabelecimentos comerciais, hotéis, imóveis industriais e de logística distribuídos em todo o País, com maior concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No período de janeiro a março de 2012, a taxa de retorno da renda foi de 2,74%, enquanto a de capital ficou em 1,61%, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
Em relação a igual trimestre do ano passado, a taxa de retorno de investimentos em imóveis comerciais foi de 17,38% no primeiro trimestre de 2012.
A taxa de retorno da renda ficou em 11,51%, enquanto a de capital foi de 5,41%.
O IGMI-C, divulgado trimestralmente, tem o objetivo de medir a evolução da valorização dos preços e dos rendimentos de imóveis comerciais em todo o País.
Fonte: Agência Estado
Nota do Editor:
Nas palavras do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação
Getúlio Vargas (FGV), que o elaborou, "o IGMI-C é um índice de
rentabilidade do mercado brasileiro de imóveis comerciais,
cujo objetivo é retratar da forma mais abrangente possível a evolução
da valorização dos preços e dos rendimentos do segmento de imóveis
comerciais, em todo o Brasil”.
Lançado pela BM&FBovespa e a FGV (Fundação Getulio Vargas) na primeira quinzena de fevereiro de 2011 o IGMI-C tem como função coletar dados, organizá-los, e informar ao mercado investidor o comportamento da valorização de imóveis comerciais.
Lançado pela BM&FBovespa e a FGV (Fundação Getulio Vargas) na primeira quinzena de fevereiro de 2011 o IGMI-C tem como função coletar dados, organizá-los, e informar ao mercado investidor o comportamento da valorização de imóveis comerciais.
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