Com a missão de ampliar as
possibilidades de lucro e obter sucesso no mundo dos negócios, o público
brasileiro aderiu ao sistema de franquias, iniciado nos Estados Unidos.
As franquias internacionais também estão investindo no Brasil.
A prática de eleger representantes para vender produtos ou prestar serviços através de sua marca é antiga. Antes mesmo de ser denominada franquia, esta prática foi a solução para muitas empresas que chegaram à beira da falência, estavam sem perspectiva de crescimento ou para iniciantes.
O sistema de franquias hoje consiste em o franqueador ceder ao franqueado os direitos de uso da marca, divulgação do seu nome, know-how e políticas. Conforme o tamanho e perfil da franqueadora, o franqueado pode usufruir também de sistemas, tecnologia, estruturas físicas e até profissionais especializados. Além disso, recebe o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva dos produtos. Isso tudo, sem caracterizar o vínculo empregatício. Traduzindo para o mercado imobiliário, o franqueado poderá trabalhar produtos exclusivos da franquia, o que é um ponto muito positivo.
Começar um negócio, lançar-se no mercado e arriscar o tão precioso capital, inevitavelmente, traz medo e insegurança.
As franquias imobiliárias podem ser uma opção mais segura e uma nova possibilidade para quem já pensa em desistir de se aventurar no mercado imobiliário.
A estrutura, consolidação e experiência no ramo é o grande diferencial para um novo negócio. É o apoio necessário para quem ainda está no começo, mas também é a solução para imobiliárias que querem beneficiar-se de tudo que uma franquia pode oferecer e ampliar seus horizontes.
A prática de eleger representantes para vender produtos ou prestar serviços através de sua marca é antiga. Antes mesmo de ser denominada franquia, esta prática foi a solução para muitas empresas que chegaram à beira da falência, estavam sem perspectiva de crescimento ou para iniciantes.
O sistema de franquias hoje consiste em o franqueador ceder ao franqueado os direitos de uso da marca, divulgação do seu nome, know-how e políticas. Conforme o tamanho e perfil da franqueadora, o franqueado pode usufruir também de sistemas, tecnologia, estruturas físicas e até profissionais especializados. Além disso, recebe o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva dos produtos. Isso tudo, sem caracterizar o vínculo empregatício. Traduzindo para o mercado imobiliário, o franqueado poderá trabalhar produtos exclusivos da franquia, o que é um ponto muito positivo.
Começar um negócio, lançar-se no mercado e arriscar o tão precioso capital, inevitavelmente, traz medo e insegurança.
As franquias imobiliárias podem ser uma opção mais segura e uma nova possibilidade para quem já pensa em desistir de se aventurar no mercado imobiliário.
A estrutura, consolidação e experiência no ramo é o grande diferencial para um novo negócio. É o apoio necessário para quem ainda está no começo, mas também é a solução para imobiliárias que querem beneficiar-se de tudo que uma franquia pode oferecer e ampliar seus horizontes.
Veja alguns itens relevantes:
Suporte:
Logo após o recrutamento, a franqueadora tem por obrigação, prestar total suporte ao franqueado. Todas as etapas seguintes passam por acompanhamento especializado, para que a imobiliária tenha condições de se estruturar e dar continuidade ao trabalho.
Logo após o recrutamento, a franqueadora tem por obrigação, prestar total suporte ao franqueado. Todas as etapas seguintes passam por acompanhamento especializado, para que a imobiliária tenha condições de se estruturar e dar continuidade ao trabalho.
Treinamentos e motivação:
O franqueado recebe treinamentos e é capacitado para trabalhar de acordo com os critérios da marca, bem como a ensinar sua nova equipe de colaboradores. O trabalho de motivação e troca de experiência com outras unidades traz animo para o negócio.
O franqueado recebe treinamentos e é capacitado para trabalhar de acordo com os critérios da marca, bem como a ensinar sua nova equipe de colaboradores. O trabalho de motivação e troca de experiência com outras unidades traz animo para o negócio.
Loja/infraestrutura:
As lojas são personalizadas de acordo com a marca. As cores, a fachada, os uniformes, os adesivos e até os móveis são itens que podem entrar para a lista de personalização.
As lojas são personalizadas de acordo com a marca. As cores, a fachada, os uniformes, os adesivos e até os móveis são itens que podem entrar para a lista de personalização.
Divulgação/Marketing:
A franquia já possui estratégias testadas para a divulgação dos produtos, bem como seu público alvo definido. Trabalhando sozinho, o período para conquistar contratos fechados com mídia e grandes parceiros pode ser longo. A franquia pode lhe oferecer de imediato.
A franquia já possui estratégias testadas para a divulgação dos produtos, bem como seu público alvo definido. Trabalhando sozinho, o período para conquistar contratos fechados com mídia e grandes parceiros pode ser longo. A franquia pode lhe oferecer de imediato.
Padronização nos processos:
As rotinas administrativas e processos, em
alguns casos, também são personalizadas. Organização dentro de uma
empresa traz credibilidade.
Mas, atenção!
Assumir uma franquia requer investimento
financeiro. Os custos englobam a loja, os móveis, contratação de
funcionários, capacitação dos mesmos, compra de material e ainda é
preciso reservar uma quantia para o início do trabalho. Apesar de
algumas franqueadoras oferecerem suporte (muitas vezes financeiro) no
início da parceria, garantir um valor reserva é regra para o sucesso em
todos os campos da vida. Lembre-se: por serem produtos personalizados,
você provavelmente não poderá recorrer ao preço mais em conta. Pesquise
todos os custos antes de se decidir. Uma vez franqueado, terá que seguir
as definições estabelecidas.
Regulamentada por lei, as franqueadoras trabalham com uma política de clareza e apoio. Veja neste link, as definições completas da lei e, antes de se tornar um franqueado, verifique se a franqueadora trabalha dentro deste padrão: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8955.htm
Fonte: Carolina Silva
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