quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS DA UNIFACS PARTICIPAM DA SEGUNDA AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Prof. Marcos Mascarenhas e seus alunos, 
acadêmicos em Gestão Imobiliária da UNIFACS

Seguindo a premissa de dotar os seus alunos dos conhecimentos necessários ao nível de excelência que a profissão requer, o Prof. Marcos Mascarenhas realizou mais uma aula prática de Avaliação de Imóveis Urbanos.

Desta vez, o imovel avaliando, situado em zona mista, residencial e comercial, foi um imóvel origináriamente residencial e transformado em comercial, para abrigar uma clinica médica, sito à Rua do Salete nº. 1, no bairro dos Barris em Salvador/Ba. 

- Imóvel avaliando

Como da vez anterior, aplicando os conhecimentos teóricos relativos às Técnicas Analíticas de Avaliação de Imóveis obtidos nos encontros presenciais, houve um aproveitamento bastante satisfatório em todas as etapas do processo avaliatório.

- Alunas levantando a área construída da benfeitoria

Após a vistoria do imóvel, os alunos procederam o levantamento de sua área construída para fins de utilização do Método Evolutivo. No emprego deste método, os alunos se utilizarão do Custo Unitário Básico de Construção (CUB) publicado pelo Sinduscon-Bahia, acrescentando-lhe os custos não contemplados pelo CUB, os Custos Indiretos (BDI) e adicionando a Vantagem da Coisa Feita, obtendo o valor da benfeitoria reproduzida.

Quanto a avaliação do terreno, será utilizado o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado e, na impossibilidade do emprêgo deste, utilizar-se-á o Método Involutivo Simplificado, segundo a fórmula do engenheiro uruguaio Oscar Olave.

Quanto a depreciação do bem, estimada a idade aparente do imóvel, multiplicar-se-á o valor da benfeitoria reproduzida pelo fator encontrado na Tabela de Depreciação de Ross-Heidecke. A depreciação é a medida de deterioração de um bem e no caso de edificações, o uso aliado ao tempo são os elementos que provocam o desgaste natural do imóvel. Quanto a este item em particular, estudamos nos nossos encontros presencias o critério de Ross-Heidecke e o método de leitura direta de Guilherme Bonfim Dei Vegni-Neri.

Haverá ainda a adoção do Campo de Arbítrio, onde o avaliador definirá o valor máximo e o valor mínimo do imóvel avaliando para as transações de compra e venda.

Dentro desta análise, também se estabelecerá o valor de aluguel, empregando-se o Método da Renda e/ou o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado.

A atividade prática culminará com a apresentação do PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, analisado nos seus aspectos técnicos, de acordo a ABNT NBR 14653-2, em sala de aula.

Imóvel tombado situado à Rua das Laranjeiras, nº 12, Pelourinho

Nossa próxima aula prática será a Avaliação de Imóveis Históricos e Culturais, em observância a  ABNT NBR - 14653-7, cuja apresentação teórica já se encontra em franco andamento.

Um comentário:

  1. Mais uma vez, deixo os meus parabéns e agradecimentos ao excelente trabalho desenvolvido pelo professor Mascarenhas. São iniciativas como esta, sem fins lucrativos, que mostram o compromisso e seriedade com a profissão, empenhado em formar profissionais competentes e que se espelhem nestas atitudes quando forem lidar com o mercado de trabalho, fazendo valer toda esta dedicação do nosso mentor.
    Um grande abraço Marcos!

    ResponderExcluir