sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CONTINUA RITMO DE ALTA DO m2 NO MERCADO IMOBILIÁRIO DO RECIFE



O mercado imobiliário do Recife alinhou-se às tendências de pelo menos outras três cidades brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - e apresentou, em outubro, alta de 1,1% no preço médio do metro quadrado.

 (Reprodução/Fipe)
O dado consta na última edição da pesquisa FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados, que posiciona a capital pernambucana no quarto lugar do ranking de imóveis prontos que estão à venda, com o metro quadrado valendo R$ 5.489. Na média das sete regiões analisadas, o valor do m2 foi de R$ 6.920.

Mas a rápida valorização dos imóveis no Recife põe a cidade em primeiro lugar na lista de aumentos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe. Segundo a entidade, de janeiro a outubro houve uma alta de 16,8% nos preços médios do metro quadrado da cidade. Já o aumento dos imóveis nos últimos 12 meses foi de 20,8%. Em segundo lugar aparece São Paulo, com alta de 13,5% e de 17% nos dois períodos, respectivamente.

 (Reprodução/Fipe)

Cenário nacional

De acordo com a Fipe, a variação do Índice FipeZap Composto em outubro foi de 0,8%, o menor valor já registrado pela série histórica, iniciada em setembro de 2010. Foi o segundo mês seguido em que isso aconteceu, já que a alta de setembro (+0,9%) havia sido a menor até então.

A maior desaceleração entre as sete regiões pesquisadas foi em São Paulo, onde os preços subiram 1,1%, ante 1,5% no mês anterior. Rio de Janeiro e Recife (1,1%), Belo Horizonte (1%) e Salvador (0,4%) foram as demais regiões com aumento nos preços. Distrito Federal (-1,1%) e Fortaleza (-1,0%), por outro lado, registraram queda nos preços anunciados do m2. Em 12 meses, o aumento acumulado nas sete regiões caiu para 14,4%. 

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário