sexta-feira, 3 de junho de 2011

ULBRA SALVADOR: COLAÇÃO DE GRAU DA TURMA DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS-2010.2

MARCOS MASCARENHAS-PROFESSOR HOMENAGEADO E AMIGO DA TURMA

No Teatro Módulo, em Salvador, no dia 01 de junho, foi realizada a cerimônia de colação de grau de mais uma turma do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários da ULBRA-Universidade Luterana do Brasil.

A sessão de colação de grau da turma de formandos "SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS!", sob a coordenação do Professor Marcos Mascarenhas, representando o Magnífico Reitor, Doutor Marcos Fernando Ziemer e presidida pela coordenadora do Pólo-ULBRA Salvador Sra. Maria Helena Mota, teve como Patrono o Presidente do CRECI-SP Sr. José Augusto Viana Neto e como Paraninfo o Presidente do COFECI Sr. João Teodoro da Silva.

Entre os convidados, presenças ilustres como o Presidente do CRECI de Goiás e Diretor Pedagógico do COFECI Sr. Oscar Hugo Monteiro Guimarães e o Sr. Sérgio Waldemar Freire Sobral, Presidente do CRECI de Sergipe.

O Professor Marcos Mascarenhas (na foto com sua esposa Maria Luiza), foi agraciado com dupla homenagem: Professor Homenageado da Turma e Amigo da Turma.

Foram homenageados também, os professores Marcosuel Silva Souza e João Elias do Nascimento Filho.

Entre os formandos, destacamos as presenças do Sr. Samuel Arthur Prado Presidente do CRECI-BA, do Sr. Nilson Ribeiro de Araújo Vice-Presidente e Orador da Turma, da Conselheira e Diretora de Eventos Sra. Consuêlo Fonseca Leal Silva, que atuou como Mestre de Cerimônia e do Conselheiro Marcelo Silveira Alcântara, juramentista.

Na oportunidade, o Professor Marcos Mascarenhas fez um discurso dirigido aos novos Tecnólogos em Negócios Imobiliários, reproduzido abaixo:

-Ilma. Sra. Maria Helena Mota, Presidente da Mesa
-Ilmo. Sr. José Augusto Viana Neto, Presidente do CRECI-São Paulo e Patrono da Turma.
-Ilmo. Sr. João Teodoro da Silva, Presidente do COFECI e Paraninfo da Turma.
-Demais componentes da mesa, senhoras e senhores presentes.

Caríssimos formandos,

Foi deveras gratificante, poder proporcionar a ampliação dos seus conhecimentos na ciência dos Negócios Imobiliários e por que não dizer, também aprender com a experiência de cada um de vocês.
É preciso reconhecer, bem administrar e valorizar o que temos de melhor, para sermos grandes seres humanos.
O certo é que todos crescemos, humanisticamente falando, e este é o nosso ganho maior.
- Que sentimento é este, que podemos observar na face de cada um dos formandos que estão aqui hoje?
- Que luz é esta que cada um deixa transparecer de forma tão intensa e grandiosa?
A formatura, esta tradição acadêmica, é sempre uma alegria e é especial. É a partir daí que vocês irão começar a vida profissional no seu mais literal sentido.
Sabemos que a profissão que abraçamos está inserida em um ambiente sujeito a mutações constantes, obrigando-nos a estarmos sempre atualizados e preparados a enfrentar novos paradigmas.
O mercado imobiliário vive um momento muito especial na sua história, e a velocidade vertiginosa do progresso tecnológico, acompanhada do irreversível processo de globalização, nos traz também um elemento de exacerbação da competitividade, que aumenta o risco de exclusão daqueles que não conseguirem adaptar-se a este novo perfil do Gestor Imobiliário, que reinventa a profissão e busca ativamente, ser uma presença marcante e imperativa neste singular cenário, compatível com a sua real dimensão e sua evolução crescente, ciente do muito que tem a avançar, mas ciente também, da sua pluralidade e grandeza.
Tens, agora, formandos, a responsabilidade de retribuir à sociedade, o que foi investido nesse período de estudos e de preparação para os desafios que naturalmente advirão.
Certamente, ficarão arraigadas em seus corações, as recordações desses anos de faculdade, dos amigos, das aulas, das avaliações, dos momentos de tensão, de alegria, de realização...
Enfim, perdurará a lembrança deste dia em que estamos aqui para comemorar esta importante conquista. Há algum tempo atrás, vocês traçaram este objetivo e hoje, um sentimento de realização os invade e todos podem dizer a uma só voz: A MISSÃO FOI CUMPRIDA.
Agora, caros ex-alunos, cada um seguirá por caminhos diversos. Espero ter contribuído para que esta jornada que se avizinha, seja permeada de muito sucesso, e embora venham a surgir obstáculos naturais ao ofício, persistam e persigam seus sonhos. Agora vocês são pessoas diferentes, são vencedores, são GESTORES IMOBILIÁRIOS.
Orgulhem-se desta conquista, da profissão que elegeram e orgulhem-se, também, da formação recebida.
Quanto à nossa trajetória percorrida, pontuada pela alegria do encontro, amizade e respeito às nossas incontestáveis individualidades, sei que não haverá despedida.
Tenham a certeza, que todos vocês estão preparados para enfrentar os desafios e as adversidades que virão. Tenham a certeza de que são bons profissionais, e o serão, ainda melhores amanhã, e esta ascenção profissional dependerá unicamente do empenho de cada um de Vocês!
Saibam todos, que só uma coisa torna o sonho impossível, o medo de fracassar. - E ninguém sabe verdadeiramente do que é capaz, até tentar.
Sinto-me honrado e comovido, em ser duplamente homenageado como professor e amigo da turma, sendo sintomático, portanto, que a missão de felicitá-los, não requera qualquer esforço. - Ela é tão simples quanto os gestos mais espontâneos e as palavras mais sinceras.
Parabéns a todos pela importante e relevante vitória, e que no futuro, tenhamos a oportunidade de encontrar-nos, agora como colegas de profissão.

E lembrem-se sempre: VOCÊS SÃO DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS!

Um abraço carinhoso em cada um de vocês!

José Augusto Viana, Maria Helena Mota, Marcos Mascarenhas e João Teodoro da Silva

- Aos meus queridos alunos, agradeço as homenagens e peço que reflitam na citação de Juan Luis Vives, humanista espanhol, fazendo dela uma máxima para suas vidas:
"Muitos teriam podido chegar à sabedoria se não se tivessem achado já suficientemente sábios."

Um comentário:

  1. Parabéns pela homenagem! Sem dúvida alguma, sua participação foi de suma importância para o desenvolvimento e aprendizagem de todos. Ficamos gratos por compartilhar sua experiência e sabedoria.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir