quinta-feira, 2 de junho de 2011

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: FAZENDO A DIFERENÇA

A qualificação dos colaboradores e funcionários de uma empresa imobiliária envolve não somente os profissionais que ocupam os cargos da diretoria, gerência e supervisão, mas também o pessoal da área de atendimento, e até de limpeza. A capacitação de funcionários, também referida como “treinamento”, na maioria dos casos, é um serviço terceirizado prestado por uma consultora especializada em treinar pessoas.

O êxito ou as perdas num negócio são causados pelo espaço físico, capacidade tecnológica, capital empregado e a capacidade do pessoal de uma empresa. Quanto mais avançada é a tecnologia inserida na empresa, maior será a necessidade em capacitar os profissionais que trabalharão com a essa tecnologia.

Para o homem se desenvolver profissionalmente e economicamente, é necessário que ele eleve suas habilidades, sua capacidade intelectual e técnicas de trabalho. Todo processo de treinamento visa esses objetivos.

Atingir esses fatores, é necessário que a empresa já tenha um bom nível de satisfação prestado aos seus clientes por meio de seus produtos e serviços e possui potencial de maior penetração no mercado, é necessário considerar as condições atuais e possibilidades futuras de uma empresa para que se justifique qual tipo de capacitação será necessária aos colaboradores e funcionários da empresa.

Capacitar é também treinar e visa encaminhar o profissional a um processo de educação, reciclagem e mudança de comportamento. Por meio da capacitação profissional, o corretor de imóveis adquire melhores condições de ação, de conhecimento sobre as necessidades da empresa, do setor e, muitas vezes, estará preparado para capacitar outras pessoas.

Atualmente, para se aprimorar e conquistar estabilidade no mercado, a maioria dos profissionais dão importância ao processo de treinamento "in company", principalmente quando a empresa se compromete na formação de agentes de mudanças e na geração de novos valores corporativos.

Além de organização ou contratar um programa de capacitação, a empresa deve valorizar tal processo não como um custo, mas como um investimento que possibilitará prever e antecipar necessidades e problemas futuros.

A capacitação protege a empresa da perda de qualidade, da baixa produtividade e da falta de habilidade perante as novas tecnologias. O profissional se sente mais motivado e com maior auto-estima.

Benefícios diretos da capacitação de funcionários:

•Aumento de produtividade;
•Redução de custos;
•Bom ambiente de trabalho;
•Diminuição na rotatividade de pessoal;
•Maior entrosamento;
•Empresa mais competitiva.

Autor: Fernando Rebouças c/ adaptações

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