sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS DA UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR, PARTICIPARAM DA SUA PRIMEIRA AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Fachada do imóvel residencial avaliando localizado no Cond. Parque Costa Verde

Seguindo a premissa de dotar seus alunos dos conhecimentos necessários ao nível de excelência que a profissão requer, o Prof. Marcos Mascarenhas realizou mais uma aula prática de Avaliação de Imóveis Urbanos, desta feita para os acadêmicos do IV Semestre 2013.2, Pólo Iguatemi / Empire Center.

Quanto a aplicação dos conhecimentos teóricos relativos às Técnicas Analíticas de Avaliação de Imóveis obtidos nos encontros presenciais, houve um aproveitamento bastante satisfatório em todas as etapas do processo avaliatório.

Na prática orientada, os alunos tiveram a oportunidade de realizar todo o trabalho de campo, inerente a uma avaliação imobiliária, procedendo à vistoria para fins de avaliação, efetuando medições para elaboração do cadastro técnico e realizando os cálculos para obtenção da área construída, promovendo análises quanto à idade aparente do Imóvel e existência de patologias para fins de depreciação, definição do padrão de construção, área equivalente, prática do Método Comparativo de Dados de Mercado para avaliação do terreno e suas fontes de pesquisa, aplicação do Método Evolutivo para avaliação das benfeitorias, discussão quanto ao CUB (Custo Unitário Básico) a ser adotado e itens não contemplados no CUB, considerações sobre BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), fatores de homogeneização, campo de arbítrio, além do cálculo do valor venal  do imóvel adotando-se o VUPC  (Valor Unitário Padrão de Construção) do logradouro.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:

Prof. Marcos Mascarenhas e seus alunos, 
Acadêmicos em Negócios Imobiliários da UNIFACS



As linhas de ação quanto ao desenvolvimento de competências essenciais e técnicas específicas, foram bem absorvidas pelos alunos que mostraram-se bastante receptivos e interessados em abraçar este rico e empolgante ramo da profissão, o que se traduz em satisfação plena para o orientador.

A atividade prática culminará com a apresentação do PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, analisado nos seus aspectos técnicos, de acordo a ABNT NBR 14653-2, em sala de aula.

Agradecemos à LEAL PARTICIPAÇÕES LTDA. por ter disponibilizado o imóvel para esta aula prática.

Importante: À titulo de fixação das Técnicas Analíticas de Avaliação de Imóveis, nas nossas próximas aulas práticas, a serem realizadas em breve, avaliaremos um imóvel não-residencial situado em zona mista e em seguida, um imóvel histórico e cultural, em observância a  ABNT NBR - 14653-7, cuja apresentação teórica constou da disciplina no III Semestre.

2 comentários:

  1. Boa noite.

    Mascarenhas, fui aluno da turma que formou 2012.2, gostaria de saber se tem alguma carteira funcional que diferencia o gestor imobiliário do técnico em transações imobiliárias?

    ResponderExcluir
  2. Profº Mascarenhas, gostei muito de ter participado da aula prática de Avaliação de Imóveis, o aprendizado foi extremamente significativo. Muito obrigada pela disponibilidade e transmissão dos seus conhecimentos sem ressalva. Fátima Freitas (4º semestre de NI- Polo Iguatemi)

    ResponderExcluir