terça-feira, 27 de agosto de 2013

27 DE AGOSTO: DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS


PARABÉNS CORRETORES DE IMÓVEIS!  

BUSQUEMOS NA PROFISSIONALIZAÇÃO 
O CAMINHO DA EXCELÊNCIA.

Vocês acreditariam, se eu afirmasse que a simples observação não é neutra e tem a capacidade de influenciar o sistema observado?

O antigo corretor de imóveis ensejava uma expressão corriqueira dos proprietários quando se cogitava sua intervenção: “Somos manipulados por eles” e a evolução sistêmica transformou esta “aversão” numa energia sumamente positiva que se tornou a chave-mestra do mercado imobiliário.

Aprofundando-nos no tema, observamos ser esta energia propulsora, a responsável pela redução das incertezas, antes contidas na atividade da corretagem imobiliária e hoje pautada na ética e no cooperativismo, revelada na promoção de novos contatos, na especialização, na educação continuada, sem nenhum atrito de ordem emocional e esta é a energia indispensável para manter e desenvolver o Sistema COFECI-CRECI.

O avanço, célere, desta categoria profissional, deve-se ao grau de inteligência deste Sistema, que funciona como uma organização que aprende, reciclando-se em eventos e capacitação profissional, que nos garante um clima propício e harmônico para o desempenho da finalidade precípua do Corretor de Imóveis, que é viabilizar a realização do tão ambicionado sonho da casa própria.

Esta culminância, da função predominante do Corretor de Imóveis, depende diretamente, de resoluções e atos normativos exarados pelo COFECI na dosimetria exata para não extrapolar nas exigências e do nosso Código de Ética, a nos guiar na melhor direção e com total segurança.

A comprovação deste avanço é identificável em vários níveis empresariais, nas competências individuais, na nova dinâmica implementada e na comunicação com mercados, mídias diversas e instituições assemelhadas em todo o mundo.

O que testemunhamos hoje, não é uma reinterpretação do comportamento do Corretor de Imóveis, e muito menos, uma mudança artificial. É, simplesmente, a exteriorização da real convicção do poder desta categoria profissional.

O Corretor de Imóveis, está de certa forma re-etiquetado, reconhecidamente capaz de contribuir para o desenvolvimento do Estado e da Nação com suas atitudes personalíssimas e inovadoras.

Na busca pela autorealização, uma conotação mais que positiva premia e surpreende a sociedade fazendo-a relaxar seus mecanismos de defesa: a confiabilidade do Corretor de Imóveis.

Hoje, quando comemoramos o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, não poderia deixar de aplaudir os Conselhos Regionais que estimulam e alicerçam sobremaneira, as ações éticas, a transparência e a legalidade, promovendo enorme visualização do profissional Corretor de Imóveis, desmistificando pontos de vista e conceitos antes incompreensíveis e tendo como única opção, avançar, pressionados por sua própria evolução.

Não há mais futuro para o Corretor de Imóveis, o futuro chegou.

Já ultrapassamos o processo de desconstrução do antigo Corretor e precisamos otimizar um novo futuro, onde a palavra de ordem é MUDE!, TRANSFORME-SE!, e jamais reaja a esta nova realidade.

Exige-se do cliente apenas o que lhe é sintomático e nesta nova realidade, o sintoma passa a ser uma questão decisiva, nos obrigando a expressar explicitamente, aquilo que o cliente apenas insinuou vagamente.

Aquele que se imagina neste novo futuro, já deu um passo de gigante para sua ascensão profissional, abolindo os padrões tradicionais, construindo uma identidade própria, com um novo perfil, não mais à margem da sociedade, mas integrado a ela e capacitado para a construção de um novíssimo sistema social que este novo futuro nos reserva.

Parabéns aos Corretores de Imóveis, neste dia nacional de congraçamento, mas também, dia em que renovamos nosso compromisso com a sociedade, de pautarmos nossas ações na legalidade, transparência e ética, na observância dos bons princípios que certamente nortearão nossas carreiras neste novo e promissor futuro.

Em tempos de globalização, lembro a metáfora do antropólogo Gregory Bateson, “a informação é a diferença que faz a diferença”. O profissional do futuro precisa observar a sua própria observação, compreender sua própria compreensão, para poder observar e compreender, o mercado extremamente volátil em que está inserido.

E voltando a minha inquirição inicial e mesmo para justificá-la, todo o conteúdo deste artigo é simplesmente o que observo, naquilo que os outros vêem!

Um abraço fraternal a todos!

FELIZ DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS!

Prof. Marcos Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário