O que temos hoje em dia não é venda online de empreendimentos, mas a internet como um importante veículo no processo de decisão.
Desde que comecei a trabalhar com e-business – e lá se vão 13 anos –
sempre estive ligado ao comércio eletrônico e, por isso, acompanho de
perto o progresso, as ações, estratégias e todo este movimento.
De um tempo pra cá comecei a me envolver mais com o marketing digital
imobiliário e me deparei com certas situações que não condizem muito
com a realidade do e-commerce.
Confesso que não acho nada legal quando leio que venderam um
empreendimento pelo Twitter, Facebook, Orkut ou qualquer outra
rede/mídia digital que seja. O máximo que pode ter acontecido é a
facilidade que uma ferramenta dessas proporcionou para um atendimento.
Apenas para relembrar: o comércio por si só é o ato de vender, comprar ou trocar. Certo?
Quando falamos de comércio eletrônico, falamos de um tipo de
transação feita especialmente por um equipamento eletrônico, como um
computador, e a internet se torna o veículo.
Falando agora com o foco no mercado imobiliário nacional, confesso
que um dia irei enxergar uma categoria “Imóveis”, mas isso ainda está um
pouco distante de acontecer.
São diversos os fatores que impedem este “sonho” de ser realizado por
agora. Ainda estamos estruturando toda a parte de certidões online,
certificados digitais, pagamentos online, etc.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico vem desenvolvendo um papel importantíssimo para que isso um dia se concretize.
Na verdade, vai muito mais além de uma decisão do departamento
comercial e/ou marketing. Precisa do envolvimento de diversos outros
departamentos e setores, como financeiro, jurídico, cartórios, colégios
notariais e bancos.
Uma coisa é fato: vender um apartamento pela internet não é tão fácil
assim como noticiam. Precisa de uma sinergia de diversos setores. No
entanto, o que temos hoje é uma corrida sem nexo para dizer quem fez
primeiro!
Me lembra a história da pata e da galinha. Conhece?
“A pata põe um ovo enorme, mais saboroso e, de acordo com estudos
científicos, mais nutritivo que os da galinha, mas não faz propaganda!
Fica calada e ninguém sabe de nada. Já a galinha põe um ovo duas vezes
menor que o da pata, mas sabe se comunicar muito bem. Cacareja e faz
tanta zoada, tanta presepada, que todo mundo fica logo sabendo que ela
pôs mais um ovo”.
Se falarmos com o foco em marketing, estão todos na mesma disputa! Sempre procurando “marketizar” suas conquistas.
Mas sabemos que o volume de instrução, conhecimento e informação das
pessoas hoje é altíssimo; o consumidor não se deixa enganar ou levar
apenas pelo “cacarejar da galinha”. O caminho não é por aí.
O que temos hoje em dia não é venda online de empreendimentos, o que
ocorre é que a internet passou a ser um importante veículo no processo
decisório além de ser um grande “hub” de informações, com o objetivo de
tirar dúvidas, de ver imagens, perspectivas e diversas outras
ferramentas.
É o início do encantamento!
A internet passou a ser o grande diferencial das incorporadoras,
construtoras e imobiliárias, pois são nos sites que as pessoas fazem
suas pesquisas na hora que quiserem, sem ter a interferência de ninguém.
Estes sites estão se superando a cada dia, com ferramentas que
proporcionam interatividade com o usuário, canais de comunicação direta,
mapas e visualizações em tempo real.
Entendo que estão todos em busca desse objetivo que é totalmente
possível, mas ainda ninguém comprou ou vendeu um imóvel pela internet!
Onde eu imprimo o boleto ou informo os dados do meu cartão para comprar? Se souber me avise!
Por Gustavo Zobaran
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