segunda-feira, 18 de outubro de 2010

REDES SOCIAIS: FALHA EXPÕE DADOS PESSOAIS DE USUÁRIOS DO FACEBOOK


Dez dos aplicativos mais populares do Facebook estão transmitindo informações pessoais dos usuários para empresas de publicidade e de rastreamento online, de acordo com uma denúncia feita pelo Wall Street Journal.

O problema afetaria mais de 10 milhões de usuários desses aplicativos, incluindo pessoas que ajustaram suas configurações de privacidade em níveis sigilosos. A prática estaria ferindo as regras do Facebook e levanta questões sobre a habilidade do site em manter segura as atividades dos usuários.

Mark Venal, porta-voz de desenvolvimento da empresa, disse em comunicado que o Facebook está trabalhando em uma nova tecnologia para conter a falha, embora não se saiba desde quando esse problema existe.

"O ID do usuário pode estar sendo incorretamente compartilhado pelo browser dos usuários ou por um aplicativo. Porém o conhecimento deste ID não permite que as informações privadas de um usuário sejam acessadas", afirma Venal.

O WSJ apurou que entre os 10 aplicativos mais populares e que estão transmitindo dados, se encontram os jogos FarmVille, FrontierVille e Texas HoldEm Poker. E muitos dos aplicativos ficaram indisponíveis para os usuários depois da denúncia do jornal. Este será um grande desafio para o Facebook: encontrar uma forma de policiar e controlar o acesso dos mais de 550 mil aplicativos disponíveis hoje na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário