sexta-feira, 1 de outubro de 2010
O MARKETING DOS SONHOS!
Estratégias de marketing imobiliário são vitais para mostrar aos potenciais clientes, que os empreendimentos não são todos iguais. A diferença vai ser destacada pela comunicação e o planejamento específico para cada empreendimento, respeitando os hábitos do público-alvo.
O marketing começa com necessidades e desejos humanos. A necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. Necessidades como alimentos, roupas, abrigos, segurança, auto-estima, não são criadas pelo marketing. As necessidades básicas são inerentes à natureza humana. O marketing ajuda a criar desejos, que são carências por satisfação específicas para atender às necessidades. Desejos se tornam demandas quando apoiados pelo poder de compra.
Atualmente, com o aumento da renda da "nova classe média", e a facilidade de acesso a crédito, financiamentos, consórcios para aquisição do imóvel, tem deixado o cliente entusiasmado para adquirir o imóvel de seus sonhos, a casa própria, o apartamento ou o escritório. Com o crescimento desta demanda, aumenta também a importância do marketing imobiliário, que proporciona a realização do sonho de todo brasileiro; morar em sua casa própria.
Estratégias de marketing imobiliário são vitais para mostrar aos clientes potenciais, que os empreendimentos não são todos iguais. A diferença vai ser destacada pela comunicação e o planejamento específico para cada empreendimento, respeitando os hábitos do público-alvo.
Estratégias de marketing imobiliário:
1. Ações de marketing de guerrilha, utilizando ao mesmo tempo, ações na internet, marketing direto e distribuição gratuita de brindes e produtos.
2. Desenvolver uma comunicação criativa pela agência de publicidade, que ajude a despertar o desejo, a realização do sonho de comprar a casa prória.
3. Desenvolver ações de marketing com foco no projeto. São ações promocionais como: distribuição de brindes, almofadas e balas anti-stress, para quem quer morar bem e com qualidade de vida.
4. O projeto imobiliário deve apresentar um conceito e uma identidade. O ideal é procurar analisar e mostrar os atributos do produto e sugerir uma identidade para ele. O produto se torna objeto de desejo quando tem o conceito.
5. Conquistar clientes em ambientes virtuais, com as novas mídias, o marketing digital e as redes sociais, pois o consumidor atual está muito mais interativo.
6. Implementar ações de endomarketing ( marketing interno), com os corretores de imóveis, capacitação em habilidade de vendas, além de escolher um excelente ponto de vendas, com a utilização do merchandising e ações promocionais no local de vendas.
7. Alinhar a comunicação em mídia de massa, através de jornais, rádio, revistas, tevê e cinema, junto com a capacitação dos vendedores para atender perfeitamente os desejos dos clientes.
Antes, as empresas imobiliárias não tinham a devida preocupação para conseguir vender seus produtos. Hoje, com o aumento da oferta, qualidade dos empreendimentos e formas de pagamentos facilitados (consórcios e financiamentos), o cliente fica mais disputado e exigente. Sendo assim, a atenção por cada detalhe torna-se muito importante para o sucesso de vendas.
Artigo de Rosival Fagundes
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