sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SE VOCÊ OPTOU POR SER UM FRANQUEADO, CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FRANCHISING


O franchising é um sucesso porque é um sistema que apresenta mais vantagens que desvantagens para as empresas que o implantam. Por isso mesmo, as desvantagens apresentadas a seguir, tanto para o franqueado como para o franqueador, são desafios que devem ser enfrentados pelas empresas, e poderão ser minimizados por meio de uma implantação profissional do sistema. Também é importante destacar que a análise de vantagens e desvantagens vai variar de setor para setor, de empresa para empresa. As vantagens e desvantagens que veremos aqui são genéricas, podendo não se concretizar em determinados casos.
A seguir apresentamos as vantagens e desvantagens sob o ponto de vista do franqueado, em comparação a abrir uma loja independente:

Vantagens para o franqueado

* O programa de treinamento supre a falta de conhecimento e de experiência do franqueado
* Através da franquia é possível ser dono do próprio negócio e ao mesmo tempo contar com a assistência permanente do franqueador
* Acesso a um nome comercial famoso, bem estabelecida na mente e aos olhos do consumidor
* Em muitos casos, menos capital do que seria necessário para um negócio independente de igual qualidade
* Recebimento de uma série de serviços do franqueador (antes e depois da inauguração)
* Acesso à propaganda cooperativada em nível regional e nacional, com materiais de propaganda de alto nível
* Aproveitamento do poder de compra do franqueador (mais volume)
* Acesso ao conhecimento e experiência do franqueador e sua equipe, ao mesmo tempo que permanece dono de seu negócio
* Riscos bem menores do que em um negócio independente
* Acesso à consultoria freqüente do supervisor de campo para solucionar problemas e ajudar no retreinamento do pessoal
* Benefício dos programas contínuos de pesquisa e desenvolvimento do franqueador, que visam aperfeiçoar o negócio, mantendo-o atualizado e competitivo
* Acesso a uma amplitude de informações, pois o franqueador reúne o máximo de informações e experiência de mercado disponíveis, aos quais um lojista independente dificilmente teria acesso.
* Proteção territorial em relação a outras lojas da mesma marca
* Maior respeito por parte de instituições financeiras
* Materiais de propaganda planejado por profissionais
* Acesso a métodos profissionais de gestão
* O franqueado pode concentrar-se em vender e atender bem o cliente
* Rápido acesso a inovações
* Benefício de usar as patentes, marcas, materiais protegidos por direitos autorais, segredos comerciais, know-how

Desvantagens para o franqueado

* Menor grau de liberdade
* Participa de um negócio com regras operacionais pré-estabelecidas (mudanças condicionadas à aprovação do fqador)
* Imposição de controles pelo franqueador
* Necessidade de pagar taxas enquanto a franquia existir, mesmo que com o passar do tempo o benefício deixe de ser percebido
* Dificuldade para o franqueado avaliar a qualidade do franqueador, antes da assinatura do contrato
* Riscos associados a decisões erradas e ao mau desempenho do franqueador
* Pode ser afetado pelo mau desempenho de outros franqueados da rede
* Obrigações contratuais restritivas
* Caso não haja muita explicação e entendimento prévio, o franqueado pode demorar a encontrar o seu real papel de operador e esperar que o franqueador faça tudo pela sua loja (ficar dependente e com expectativas irreais)
* As políticas do franqueador, visando aumento de vendas, podem afetar a lucratividade do franqueado
* O bom nome da franquia (marca) ou a sua imagem podem tornar-se menos respeitados, sem a culpa do franqueado

A seguir apresentamos as vantagens e desvantagens do franchising sob o ponto de vista do franqueador, em relação a sistemas alternativos de distribuição ou em relação a abrir exclusivamente lojas próprias:

Vantagens para o franqueador

* Permite penetração de mercado rápida e intensiva. Poucas empresas têm condições de crescer agressivamente por meio de recursos próprios, pois, além de exigir investimentos significativos, aumenta sensivelmente a complexidade da gestão com pessoal próprio. Essa talvez seja uma das vantagens mais espetaculares do franchising, porque um sistema bem estruturado permite crescimentos incríveis;
* Permite a expansão internacional com maior facilidade;
* Permite a ocupação de pontos comerciais estratégicos. Essa vantagem é crítica para negócios ligados ao varejo. Muitas vezes o franqueador quer estar em determinado shopping e não tem recursos para investir numa loja própria. O franqueado é a solução;
* A garra empresarial expressa pelo próprio franqueado é, em geral, muito superior à de um gerente no caso de rede própria. Isso permite um desempenho superior das redes franqueadas, principalmente quando esse franqueado foi bem selecionado, e quando o franqueador fornece o treinamento e a supervisão adequados;
* Normalmente o franqueado é alguém da própria comunidade, o que lhe permite maior aceitação e melhor desempenho, principalmente pelo maior conhecimento do mercado local;
* Os custos de operação de uma unidade própria são, normalmente, superiores ao da unidade franqueada, pelos custos de hora extra, encargos sociais e outros, como desperdício, falta de controle etc.;
* O número de funcionários para administrar a rede é menor no caso do franchising e, com isso, todas as despesas de administração central também serão menores. Todos os problemas do dia-a-dia da operação são transferidos para o franqueado;
* Obtenção de economia de escala industrial, administrativa e de marketing. Essa, junto com a primeira vantagem e como conseqüência da mesma, é uma das maiores vantagens do sistema pois aumenta o poder de competição e a qualidade dos produtos e/ou serviços;
* As redes negociam melhor as compras, otimizam a utilização da verba de propaganda, implantam sistemas de administração avançados a preços interessantes, investem constantemente no desenvolvimento de produtos e serviços, enfim, utilizam todo o poder de ser “grande”;
* Divulga e incrementa a imagem da empresa, praticamente a expensas dos franqueados. Cada unidade inaugurada trabalhará a imagem do franqueador, normalmente custeado pelo franqueado. Além disso, o franqueador terá à sua disposição um fundo de publicidade, gerando um programa de comunicação cooperativo intenso;
* A padronização da imagem e a comunicação intensa permitem informar com maior facilidade ao consumidor sobre a empresa, seus produtos e/ou serviços;
* O franqueador pode obter, por meio da rede franqueada, dados sobre mercado, o que permite gerenciar melhor o negócio como um todo;
* A redução da carga e dos riscos trabalhistas e de dependência de sindicatos de categoria;
* Reconhecimento público, tanto pela própria imagem de sucesso divulgada quanto pela posição de gerador de oportunidades de negócios de sucesso para terceiros. A exposição das empresas franqueadoras é aumentada significativamente pela publicidade gratuita que ganham. Além disso, localmente, cada franqueado tem o reconhecimento de sua comunidade e, junto com ele, a marca franqueada;
* Em caso de dificuldades, chegando até à concordata ou mesmo falência, o franqueador correrá menores riscos financeiros pelo menor investimento feito, quando comparado a uma rede própria. O franchising não elimina os riscos, mas os reduz sensivelmente. A maioria dos casos são de sucesso e o franqueado absorve parte do lucro do sistema. Se houver prejuízo, as regras serão as mesmas.

Desvantagens para o franqueador

* Menor controle sobre a rede de distribuição do que em relação a uma rede própria. Nesse caso, o franqueador estará tratando com outro empresário, e terá de assumir posturas assertivas, isto é, convencimento do franqueado de que as coisas devem ser feitas como propõe. Essa situação se agrava quando os resultados se deterioram
* Menor flexibilidade na operação de seus negócios, isto é, mudanças de produtos ou serviços, de estratégias de atuação no mercado, e outras mudanças realizadas facilmente numa rede própria terão de ser feitas com muito mais cuidado numa rede franqueada. Apenas como exemplo, uma unidade própria poderá ser fechada da noite para o dia, o que não poderá ser feito com uma unidade franqueada
* Maior limitação no uso de canais alternativos de distribuição. O franqueador pode usar canais alternativos, mas não pode estimular a concorrência entre os canais de forma conflituosa. E como se uma confecção vendesse uma mesma roupa para a rede franqueada e para um magazine que faz uma promoção de arrasar. Deve haver um planejamento do sistema de canais de distribuição e de sua implantação no mercado
* O franqueador, ao ceder o direito de operação de uma determinada franquia, expõe-se aos atos negativos que o franqueado possa praticar usando seu nome. Mesmo podendo rescindir o contrato de franquia, o estrago feito pelo franqueado pode ser grande
* O franqueador perde o lucro que teria se as franquias fossem unidades próprias, mas dificilmente podemos falar de perda de rentabilidade (retorno sobre o investimento) que, no caso do franchising, é maior para o franqueador, que investe muito menos recursos do que numa rede própria
* O franqueador assume riscos de litígios legais, o que pode ser desgastante e financeiramente custoso. Esses riscos hoje são menores com a tramitação de um projeto de lei que define a relação franqueador/franqueado de forma adequada
* A expansão, ao ser muito rápida, faz com que o franqueador perca seu controle, ou não tenha sustentação financeira, trazendo problemas sérios. É dificil utilizar o franchising sem crescer rapidamente. Para isso, o franqueador deve estar muito bem preparado financeiramente e em termos de equipe para gerenciar esse crescimento, e não ser tomado por ele
* À medida que o tempo passa, o franqueado torna-se mais seguro e menos dependente do franqueador. Com isso, quer pagar menos royalties e aumentar seus lucros. Fica também tentado a desenvolver sozinho a sua atividade, isto é, começa a questionar sua ligação com o franqueador.

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