Ferramenta que causou polêmica em outros países começa a ser usada no Brasil na negociação de imóveis.
O Google Street View - recém chegado ao Brasil – já começou a ser usado em portais do setor imobiliário. O portal VivaReal passou a integrar a ferramenta com anúncio de imóveis no início deste mês de outubro. “Ao procurar um imóvel para comprar ou alugar, agora você pode simular uma caminhada ao supermercado, conhecer a região, o bairro, a vizinhança”, comenta Fábio Santos Procópio, Relações Públicas do VivaReal.
As imagens do Google Street View são capturadas por câmeras instaladas dentro de veículos que percorrem as regiões a serem registradas. No Brasil, o registro é feito, por enquanto, em 51 cidades, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Este serviço da Google foi criado em 2007 e está presente em 29 países.
O VivaReal trabalha integrado a esta ferramenta no Brasil, nos Estados Unidos e no México. Nestes dois últimos países, a Google tem somado processos por divulgar imagens de pessoas e placas de veículos nas fotografias. Mas os administradores do portal não estão muito preocupados com este tipo de problema aqui. Segundo Thomas Floracks, co-fundador do VivaReal, o brasileiro vê a ferramenta como oportunidade e não como ameaça. Para ele, como o Google já está retirando do ar imagens que supostamente não poderiam ser mostradas , os problemas em território brasileiro serão bem menores do que em outros países.
Sobre o Google Street View no Brasil:
O Google começa a mostrar imagens em mapas capturadas nas ruas de três grandes regiões metropolitanas do Brasil com o serviço Street View, integrado ao Google Maps. Segundo a empresa, foram percorridos mais de 150 mil quilômetros de vias em 51 municípios.
As cidades iniciais do Google Street View no Brasil incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas áreas metropolitanas, como São Bernardo do Campo, Campinas, Niterói e Curvelo, além da região histórica de Minas Gerais (Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto).
O novo nível de mapas, de acordo com Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, entra no ar aos poucos, com previsão de todos os usuários conseguirem ver as imagens de navegação no nível da rua até o fim do mês de outubro.
Imagens de usuários de locais como o Cristo Redentor, por exemplo, complementam a informação nos mapas. O Google Street View pode ser visto direto no endereço maps.google.com e em smartphones com navegador completo, como BlackBerry, Android e iPhone.
A primeira fase do Google Street View no Brasil foi feita em parceria com a montadora Fiat, que forneceu os veículos que foram equipados com câmeras para percorrer as cidades. Agora, em uma nova fase, um triciclo (uma bicicleta adaptada, na verdade) vai percorrer os locais onde os carros não têm acesso.
Para aumentar a interação com o Google Street View, o Google vai colocar no ar um site especial (www.exploreostreetview.com.br) para ver sugestões de locais já com o Street View e ainda vai aceitar sugestões dos visitantes para novos locais onde o triciclo deve visitar.
Uma votação dos internautas vai definir os novos locais a serem fotografados.
O Google diz ter como objetivo levar todo o Brasil para o Street View. O próximo passo, diz Quintella, são as grandes capitais e suas regiões metropolitanas.
Concurso distribuirá smartphones com Android
O Google lançou também o concurso "Encontre o Pegman", o popular boneco amarelo do Google Street View. Ele ficará escondido por um dia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para ser encontrado pelos internautas que navegam pelo serviço. Serão dadas pistas de seu paradeiro no Twitter (@googlebrasil) e no blog oficial do Google (googleblog.blogspot.com).
Quem encontrar o boneco, deve mandar o link do Google Maps para um endereço que estará no site (www.exploreostreetview.com.br) e passará a concorrer a 20 smartphones com sistema operacional Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário