quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ACADÊMICO DA ULBRA: INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA SUA UNIVERSIDADE


- O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, e o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, assinaram o termo de saneamento da Universidade. Dentre todas as cláusulas previstas nesse termo e no que tange o Sistema de Avaliação da Ulbra, temos as seguintes mudanças:

2.1.5. A avaliação de aprendizagem dos estudantes deverá ser realizada de forma a ser compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar de forma concreta toda a aprendizagem prevista para os módulos e será formativa e continuada, reestruturada segunda esta cláusula.

2.1.5.1. Conforme regulamento da Universidade, a média para aprovação dos alunos é 6,0 (seis), calculada da seguinte forma:
M = (G1 + 3x G2)/4.

2.1.5.2. O Grau 1 (G1) será realizada por trabalho individual, postado na plataforma (NETAULA), corrigido pelo professor da disciplina, com feedback, como por exemplo: estudos de casos, relato de pesquisas de campo ou produção textual temática, de acordo com as características das disciplinas e do respectivo curso.

2.1.5.3. O Grau 2 (G2) será composto por: prova individual, sem consulta, com 50% de questões dissertativas e 50% de questões de múltipla escolha, realizada no POLO e encaminhada à Instituição para correção pelos professores.(forma de encaminhamento à Ulbra ainda a ser definida).

2.1.5.4. Caso o aluno não obtenha média 6,0 (seis), regimentalmente definida como média para aprovação na Instituição, para cursos presenciais e a distância, terá direito a realizar 1 (uma) única prova de substituição de grau, a qual é presencial e sem consulta, no mesmo formato da G2 e, aborda todo o conteúdo da disciplina.

De acordo com o termo de saneamento assinado entre Ulbra e MEC, a Diretoria do EAD, buscou formular uma nova estrutura de avaliação, para que fosse cumprido o previsto no termo.

De que forma os cursos irão ingressar nessa nova estrutura de avaliação?

Foi organizada uma tabela de ingresso dos cursos ofertados pela Ulbra, onde cada um terá seu período de ingresso automático nessa nova estrutura, conforme segue:

Como se dará a aplicação da prova de G2 nesse novo formato?

A prova de G2 ocorrerá em duas etapas. A primeira corresponde a parte dissertativa, que será aplicada ­sempre na 8ª (oitava) semana do módulo, ou seja, será gerada randomicamente 1 (uma) chave de avaliação específica para essa parte dissertativa. A segunda etapa corresponde à parte objetiva da prova de G2 (no mesmo formato que ocorre hoje), que será aplicada sempre na 11ª (décima primeira) e última semana do módulo, ou seja, será gerada randomicamente, uma nova chave de avaliação.

Qual será o formato das questões da parte dissertativa da prova de G2?

A parte dissertativa da prova de G2 será no formato das questões do ENADE. Para que isso ocorra os professores das disciplinas já estão elaborando novos bancos de questões para serem encaminhados para revisão e cadastro. A parte objetiva da prova também terá seu banco de questões revisado e alterado para o formato de questões ENADE e serão classificadas com grau de dificuldade: fácil, média e difícil, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Comitê específico de Avaliação juntamente com a Assessoria Pedagógica da Universidade.

O calendário acadêmico sofrerá alguma mudança para se ajustar ao Termo de Saneamento?


Sim, os calendários acadêmicos estão passando por uma reestruturação, para que se enquadre no Termo de Saneamento. A partir do ingresso dos cursos, nessa nova estrutura de avaliação, as disciplinas nos módulos passarão a ocorrer de forma concomitante, ou seja, as três ou quatro (quando for o caso) ao mesmo tempo.

E os cursos que já iniciaram, irão se enquadrar nesse novo formato?

Sim, todos os cursos irão se enquadrar nesse novo formato. Para que isso ocorra, estamos trabalhando no ajuste dos calendários pedagógicos, conforme foi descrito acima.

Não haverá mais a nota PAC atribuída pelo tutor?!

Como todas as disciplinas passarão a ocorrer na Plataforma NETAULA, com o acompanhamento direto do professor, o tutor não irá mais atribuir nota PAC.

Como será feita a correção da prova dissertativa?

A ser definido pela Ulbra.

Qual será o formato da prova de Substituição de Grau? S1, S2 ou somente S?

Independente do grau a ser substituído, a prova de substituição será “S”, ou seja, o sistema calculará para qual dos graus o aluno ficará com a melhor MF – Média Final. O formato da prova será igual a G2 – individual e sem consulta, contendo questões objetivas e dissertativas, geradas em duas chaves de avaliação e aplicadas no mesmo dia. Essa prova sempre ocorrerá na 4ª semana do módulo posterior em que o aluno reprovou.

Se a parte dissertativa da prova de G2 será aplicada na 8ª semana do módulo, irá abranger todo o conteúdo das disciplinas?

Não. A parte dissertativa da prova de G2 será aplicada de acordo com os conteúdos trabalhados até a 8ª semana em cada uma das disciplinas. Os conteúdos trabalhados até a data da prova dissertativa, deverão estar detalhados nos planos de Ensino e Tutoria, disponibilizados na NetAula. Já a parte objetiva, englobará todo o conteúdo.

Calendários Acadêmicos e a Nova Estrutura de Avaliação

O EAD da Ulbra está trabalhando na confecção do CALENDÁRIO ÚNICO que consiste em padronizar os processos do Ensino a Distância, bem como os calendários dos cursos ofertados.

De que forma ocorrerá essa padronização?

Os calendários já existentes para cada curso/módulo estão sendo revisados/retificados/adaptados pelo Setor Pedagógico às novas datas propostas pelo calendário único.
A partir do calendário único, todos os módulos ocorrerão em 11 semanas.
Todos os Cursos, indiferente do módulo, terão datas fixas de início e término de período (2010/01, 2010/02, 2010/03 etc.) de cada trimestre letivo.
Todas as avaliações (G1, G2 e substituições de grau) terão períodos fixos de ocorrência, assim como prazo estipulado para correção e divulgação das notas, que deverá ser respeitado.
Os períodos de matrícula/rematrícula estão previstos no calendário único. Assim como os períodos de recesso e férias.
O Setor de Logística está se estruturando para poder atender adequadamente aos prazos estabelecidos nesse calendário.

De que forma os módulos foram adaptados para 11 semanas?

Para que todos os módulos tivessem datas de início e término iguais, ou seja, nas mesmas datas, foi necessário, dividir o ano letivo nos quatro módulos mais os períodos de férias e recessos. Portanto, padronizamos os módulos em 11 semanas.
A partir desse novo formato e, atendendo o Plano de Saneamento, as disciplinas ocorrerão concomitantemente dentro de cada módulo, conforme já citado.

E as aulas, como serão?

A partir do ingresso (ver tabela) de cada um dos cursos na nova estrutura de avaliação, as aulas passarão a ocorrer na Plataforma NETAULA. Nesse caso, os alunos terão acesso direto ao professor da disciplina através da NETAULA. Os tutores continuarão em contato com os professores na Plataforma. As aulas presenciais continuarão a ocorrer com os tutores nas SEI/POLO.

E as avaliações?

A avaliação de G1 será toda realizada na plataforma, com atividades propostas diretamente pelos professores das disciplinas. Dessa forma, para as provas de G1, não será mais necessário geração randômica de prova.
A avaliação de G2 se dará em dois momentos. O primeiro, será a prova dissertativa, que será sempre realizada na 8ª semana do módulo; a segunda, é a prova objetiva, realizada na 11ª semana do módulo. Essas duas serão geradas randomicamente no autoatendimento (2 chaves de avaliação).
A prova de substituição será no mesmo formato da G2 (questões objetivas e dissertativas), porém será realizada em um único dia, que conforme já citado, será realizada na 4ª semana do módulo posterior ao que o aluno reprovou. A prova também será gerada randomicamente (2 chaves de avaliação). Lembramos, que todas as provas que necessitam de geração randômica serão feitas pelo Tutor/Agente Educacional.

IMPORTANTE – Os calendários de alguns cursos têm datas que diferem das pré-determinações do Calendário Único, nos módulos iniciais, pois necessitaram de ajustes para adaptarmos e encaixarmos no modelo único.

Obs.: Essa nova Estrutura de Avaliação não se aplica às turmas vinculadas ao IESDE.

Sobre a NetAula: É em essência a sala de aula, ou seja, o espaço da aprendizagem.

* As salas do módulo devem permanecer abertas até o fechamento da turma.
* O Fórum norteador substitui os fóruns de dúvidas, nele deve ser sugerida uma questão ou atividade que inicie o debate sobre o tema do capítulo. O fórum deve ser mediado pelo professor, o qual deve sempre incentivar o desenvolvimento de novas idéias com novos questionamentos e esclarecimentos acerca do conteúdo abordado no capítulo.
* O Fórum avaliativo deve ser construído utilizando critério de avaliação definido pelo grupo e cadastrado pela tutoria. Corresponde a etapa dissertativa da avaliação on-line e pode contemplar um estudo de caso, um resenha crítica, entro outras possibilidades.

Plano de tutoria do aluno – Atividades disponibilizadas aos alunos, com sugestões de leituras, de vídeo aulas e com data de início e término das atividades (disponibilizado na sala de aula virtual).

Plano de aula do tutor – Deve conter atividades propostas para 3 aulas presenciais para a disciplina. As atividades devem ser integrativas e serem previstas de forma a utilizarem o tempo previsto para as aulas, sem a necessidade de apresentação de vídeo aulas (disponibilizado na sala de integração professores e tutores).

Pontuação:

- Abertura dos Trabalhos.

- Apresentação da disciplina, professor, tutores e alunos

- Disponibilização dos planos e calendário.

- Orientação de estudos da semana 2 até a semana 5.

- Fórum norteador – questões por capítulo e sugestão de vídeo aulas

- Fórum Avaliativo: 2 pontos G1

- Questões na ferramenta avaliação - 10: 3 pontos G1

- Feedback

- Orientação de estudos da semana 7 até a semana 10.

- Fórum norteador – questões por capítulo e sugestão de vídeo aulas

- Fórum Avaliativo: 2 pontos G1

- Questões na ferramenta avaliação - 10: 3 pontos G1

- Prova Presencial G2 – questões dissertativas:
5 pontos G2

- Prova Presencial G2 – questões objetivas: 5 pontos G2

Um comentário:

  1. Wow! Thіѕ blog looks exactly like mу old оne!
    It's on a completely different topic but it has pretty much the same page layout and design. Outstanding choice of colors!

    my web blog reputation management

    ResponderExcluir