segunda-feira, 11 de outubro de 2010

METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS

EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL

A crise do petróleo nos anos 70 desencadeou o desenvolvimento de diversas iniciativas focadas na avaliação - e maximização - da eficiência energética de edifícios. O surgimento e difusão dos conceitos de projeto ecológico (green design) foi uma das mais importantes respostas do meio técnico à generalização da conscientização ambiental na década de 90.
Originalmente desenvolvido na esfera de avaliação de impactos de produtos, o conceito de análise do ciclo de vida forneceu a base conceitual para o desenvolvimento das metodologias para avaliação ambiental de edifícios que surgiram na década de 90 na Europa, nos EUA e no Canadá, como parte das estratégias para o cumprimento de metas ambientais locais estabelecidas a partir da UNCED (United Nations Conference on Environment and Development) do Rio de Janeiro. Todos estes métodos partilhavam o objetivo de encorajar a demanda do mercado por níveis superiores de desempenho ambiental, provendo avaliações ora detalhadas, para o diagnóstico de eventuais necessidades de intervenção no estoque construído, ora simplificadas, para orientar projetistas ou sustentar a atribuição de selos ambientais para edifícios (SILVA, 2000).

1 A expressão Green Building foi então cunhada para englobar todas as iniciativas dedicadas à criação de construções que utilizem recursos de maneira eficiente, com claro foco em uso de energia; que sejam confortáveis; e que tenham maior longevidade, adaptando-se às mudanças nas necessidades dos usuários e permitindo desmontagem ao final do ciclo de vida do edifício, para aumentar a vida útil dos componentes através de sua reutilização ou reciclagem.
O primeiro sinal da necessidade de se avaliar o desempenho ambiental de edifícios veio exatamente com a constatação que, mesmo os países que acreditavam dominar os conceitos de projeto ecológico, não possuíam meios para verificar quão "verdes" eram de fato os seus edifícios. Como seria comprovado mais tarde, edifícios projetados para sintetizar os conceitos de construção ecológica freqüentemente consumiam ainda mais energia que aqueles resultantes de práticas comuns de projeto e construção.
O segundo grande impulso no crescimento de interesse pela avaliação ambiental de edifícios veio com o consenso entre pesquisadores e agências governamentais quanto à classificação de desempenho atrelada aos sistemas de certificação ser um dos métodos mais eficientes para elevar o nível de desempenho ambiental tanto do estoque construído quanto de novas edificações.
A experiência tem demonstrado que os saltos nos níveis mínimos de desempenho aceitáveis dependem necessariamente de alterações nas demandas do mercado, sejam elas voluntárias ou originadas de exigências normativas. Especificamente sobre o desempenho ambiental, acredita-se que estas alterações não serão possíveis até que os empreendedores da construção civil e os usuários dos edifícios tenham acesso a métodos relativamente simples que lhes permita identificar aqueles edifícios com melhor desempenho (NRC/CANMET).

Metodologias de avaliação de desempenho ambiental de edifícios: estado atual e discussão metodológica.

Habitação mais Sustentável

Freqüentemente utilizada erroneamente em alternância com a expressão Sustainable Building. O termo green refere-se exclusivamente à dimensão ecológica (ou sustentabilidade ambiental) da construção sustentável, que é um conceito mais abrangente, que contempla ainda as dimensões social e econômica.
Sob este aspecto, o alcance das exigências normativas é limitado à garantia de um desempenho mínimo, não havendo incentivo para procurar atender a patamares superiores. Os sistemas de adoção voluntária, por outro lado, pretendem que o próprio mercado impulsione a elevação do padrão ambiental, seja por comprometimento ambiental ou por questão de competitividade e diferenciação mercadológica.

- Manuais de projeto, execução, uso e manutenção de habitações mais sustentáveis
- Manual simplificado para habitação mais sustentável autogerida

Os Manuais técnicos para Habitação mais sustentável têm a finalidade de orientar as ações dos empreendedores no tangente às atividades de projeto, execução e entrega de empreendimentos mais sustentáveis. O seu conteúdo justifica e explica cada um dos requisitos de desempenho determinados pela Metodologia de avaliação desenvolvida.

Há também um manual técnico simplificado para a produção de habitações auto-geridas mais sustentáveis. Este Manual pode ser utilizado tanto pelo proprietário empreendedor quanto pelo engenheiro ou técnico em edificações responsável pela obra.


SAIBA MAIS: Metodologias de avaliação de desempenho ambiental de edifícios: estado atual e discussão metodológica
Prof. Dra. Vanessa Gomes da Silva (UNICAMP)
http://www.habitacaosustentavel.pcc.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário