quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PLANO DE NEGÓCIOS: ROTEIRO BÁSICO PARA PEQUENAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO NO MERCADO IMOBILIÁRIO


Elaborar um plano de negócios permite aos investidores determinar os seus objetivos no mercado imobiliário. O objetivo principal da criação de um plano é desenvolver um roteiro para iniciar ou expandir um negócio bem sucedido.
Um plano estratégico ajuda aos investidores a estabelecer metas e definir um plano de ação. Se você não tiver certeza sobre qual direção tomar em seu próprio negócio imobiliário, existem softwares de planejamento estratégico que podem ajudá-lo a determinar qual nicho de mercado é mais apropriado.
Alguns softwares de negócios imobiliários estão pré-programados com perguntas sobre os diversos tipos de oportunidades de investimento. Estas perguntas são projetadas para ajudar os usuários a decidir se eles são mais adequados aos segmentos de aluguel, imóveis avulsos e/ou lançamentos.

Ao desenvolver seu conceito, é importante manter-se concentrado sobre os requisitos do seu negócio. Por exemplo, uma empresa start-up terá necessidades diferentes do que um negócio já estabelecido.
Desenvolver um plano de negócios requer tempo e paciência. Isto é particularmente verdade, principalmente se o plano for usado para obter capital de arranque ou de financiamento para expansão do negócio. além da discriminação à exaustão das atividades componentes do objeto, os planos de negócios incluem pesquisas, mapas, gráficos e projeções financeiras.

Foco - plano típico em sete tópicos, que devem incluir as seguintes informações:

1. Sumário Executivo - Na maioria dos casos, o resumo é a primeira coisa que os investidores, financiadores e potenciais parceiros do negócio irão ler. O resumo deve ser conciso e conter informações que despertem a atenção, enquanto síntese do plano global.

2. Missão - Esta seção expressa o foco de sua empresa, o que você representa, o seu mercado alvo, e que o diferencia dos concorrentes.

3. Produtos e Serviços - Proporcionar uma explicação detalhada dos produtos e serviços oferecidos através de seu negócio imobiliário. Segmentos de compra e venda de imóveis em um determinado nicho de mercado, serviços de consultoria relacionados ao direito imobiliário, aluguéis e administração de imóveis, entre outros.

4. Análise de Mercado - Utilizar gráficos e tabelas para enfatizar a análise de mercados específicos. Discutir as tendências atuais e futuras e descrever como a organização irá capitalizar em cima dessas tendências.

5. Definição e metodologia de implementação da estratégia - A estratégia é mais que um mero detalhe e será elaborada e aplicada para desenvolver um negócio bem sucedido e rentável. Explique seus objetivos e como você pretende alcançá-los.

6. Gestão de Equipes - Se você planeja a criação de uma empresa com um único proprietário, sociedade ou corporação, é importante incluir um resumo de sua equipe de gestão. Inclua detalhes das qualificações de cada membro, experiência e funções que vai desempenhar. Mesmo se você está voando solo, certamente irá precisar de ajuda em algumas áreas.

7. Projeções Financeiras - Considerando o ramo imobiliário como um mercado turbulento, este passo pode ser um dos mais difíceis. Use as informações fornecidas nas seções anteriores para avaliar as projeções financeiras. Se a apresentação for utilizada para obter financiamento, incluir previsões de vendas para um mínimo de três anos. (Veja roteiro abaixo)

Projetar um plano de negócios pode parecer uma tarefa gigantesca mas, se o dividirmos em seções, isto irá torná-lo mais administrável.
Os planos de negócios relativos às atividades imobiliárias são destinados, basicamente, a fornecer informações para a criação, desenvolvimento e expansão de uma empresa. Como o próprio nome indica (Plano, projeto, planejamento), eles não têm cunho definitivo e, portanto devem ser avaliados e revistos três a quatro vezes por ano, implementando-se as correções de rumo necessárias para garantir que sua empresa estará sempre no caminho certo.

ROTEIRO PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA PEQUENAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO:

1. Capa.
É uma parte importante do PN, pois é a primeira parte que é visualizada por quem lê o plano de negócios, devendo ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes para se localizar os responsáveis pelo plano.

2. Sumário
Deve conter o título de cada seção do plano de negócios e a página respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seção. Isto facilita ao leitor do plano de negócios encontrar rapidamente o que lhe interessa.

3. Sumário Executivo
É a principal seção do PN. É através dele que o leitor decidirá se continuará ou não a ler o PN. Portanto, deve ser escrito com muita atenção, revisando várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam no plano de negócios. Deve ainda ser dirigido ao público-alvo do plano de negócios e explicar qual o objetivo do PN em relação ao leitor. Deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do plano para ser feita, segue abaixo sugestão dos principais tópicos:

- Tipo de negócio.
- Principais produtos ou serviços a serem comercializados (nomeá-los um a um sem fotos e descrições)
- Público-alvo
- Localização da empresa (endereço comercial)
- Capital total a ser investido
- Faturamento mensal previsto
- Quantidade de empregados
- Indicadores de viabilidade e desempenho:

Lucratividade
Rentabilidade
Prazo de retorno do investimento
Ponto de equilíbrio


4. O Negócio
4.1 Descrição do Negócio
Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. De uma a duas páginas. Sugestão de tópicos:

Nome da empresa (razão social)
Localização: Endereço, bairro, Cidade (com mapa)
Tipo de negócio (Imobiliário, etc)
CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica)
Ramo de atividade
Objetivo Social (ver descrição no CNAE)
Missão
Visão
Valores
Responsabilidade Social e Ambiental

4.2 Logomarca
Descrever o desenvolvimento/concepção.

4.3 Descrição dos Serviços
Descrição de serviços da empresa detalhadamente contendo definição e benefícios, um a um, com fotos.

4.4 Mercado
Nessa seção o autor do plano de negócios deve mostrar que conhece muito bem o mercado consumidor do seu serviço, por meio de pesquisas de mercado: como será segmentado, o crescimento desse mercado, as características do consumidor.

4.5 Localização
Informar os motivos que o levou a escolher o ponto comercial da empresa, se há sazonalidade e como agir nesse caso. Inserir foto do mapa de localização da empresa com endereço da mesma.

4.6 Competidores (concorrência)
Análise dos principais concorrentes. Serviços que oferecem ao mercado consumidor, preços, qualidade, localização, publicidade, pontos forte e fracos. Elaborar uma tabela com os itens acima analisando seus diferenciais com os diferenciais dos competidores A, B e C.

4.7 Equipe Gerencial
Muitos investidores após a leitura do sumario executivo vão direto para os currículos da equipe de gestão da empresa, isso porque sem um equipe de primeira linha, qualquer outra parte do PN dificilmente se concretizará.

4.8 Estrutura Funcional (RH)
Descrever o quadro de funcionários, cargos e salários. Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Tópicos sugeridos:

Organograma da empresa
Quantidade de empregados
Funções detalhadas
Forma de pagamento (salário-base; porcentagem etc)
Terceirizados ex. contador; advogado
Sindicato Patronal (empresa) e dos Empregados


5. Estratégia de Marketing e de Vendas.
Aqui deve-se mostrar como a empresa pretende vender seu serviço e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do serviço para o cliente, política de preços, principais clientes, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade, bem como projeção de vendas.

6. Dados Financeiros
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. Tópicos sugeridos:

Investimento total necessário (R$)
Investimento discriminado: Máquinas e Equip. e Instalações (R$)
Formas de captação do investimento: Capital Próprio ou Capital de Terceiros (R$)
Projeção do Fluxo de Caixa (receita e despesas mensais e anuais)
Capital de giro (R$)
Indicadores de desempenho (Lucratividade/Rentabilidade/Prazo de Retorno do Investimento/Ponto de Equilíbrio)

6.1 Fontes dos Recursos Financeiros
6.2 Investimentos Necessários
6.3 Balanço Patrimonial
6.4 Análise do Ponto de Equilíbrio
6.5 Demonstrativo de Resultados
6.6 Projeção de Fluxo de Caixa
6.7 Análise de Rentabilidade

7. ANEXOS
CONTRATO SOCIAL
CONTRATO DE LOCAÇÃO (SE O IMÓVEL NÃO FOR PRÓPRIO)
NORMAS REGULAMENTADORAS DA ATIVIDADE E OUTRAS.
OUTROS DOCUMENTOS PERTINENTES

Mãos à obra e bons negócios!

3 comentários:

  1. Marcos,

    procurando pelo Google sobre "Plano de Negócios", cheguei ao seu blog! Queria parabenizá-lo pela qualidade das informações e por nos ajudar ao compartilhar seus conhecimentos. O roteiro que montou ficou muit legal, me ajudou bastante. Obrigada!

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  2. Estou no star up, obrigada pelas dicas estava maia perdida

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  3. Boa noite Marcos.
    Estou cursando na Veiga de Almeida Negócios Imobiliários, e gostaria de saber se o Sr. possui algum livro editado, o algum outro canal para pesquisa.
    Atenciosamente.

    Carlos Augusto

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