segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ESTRATÉGIA CROSSMEDIA INTEGRA ONLINE E OFFLINE GERANDO RESULTADOS SUPERIORES NA VENDA DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS


Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.

A evolução do conceito é a Transmedia Storytelling, cujo objetivo é contar uma história com a marca ou o produto que se pretende comunicar, suficientemente interessante para envolver o consumidor e assim este apreender a mensagem que foi passada. Para ser eficaz, tem de ser capaz de:

Diferenciar o valor do produto, de forma a torná-lo único;
Curta, fácil de contar/transmitir por todos, para que a história possa ser disseminada “boca a boca” e fácil de memorizar;
Relevante para o segmento que se quer atingir. Se não for relevante para o segmento onde a marca atua, não terá qualquer valor;
Deve apresentar dados concretos e se possível quantificáveis.

- Os canais de mídia tradicional alavancam o uso da internet - 80% dos compradores usaram a internet para aprender mais sobre determinado imóvel residencial de seu interesse após exposição a mídia tradicional – offline.
- Os recursos online mais utilizados após exposição à mídia tradicional foram Ferramentas de Busca, sites de imobiliárias, de incorporadoras ou construtoras, sites especializados em imóveis, listagem online de jornais e anúncios online em geral.
- A internet também aumenta o nível de atenção dos consumidores para mídias tradicionais – offline – 80% dos consumidores afirmaram ficar mais atentos a anúncios e ofertas de imoveis residências em mídias tradicionais após terem usado a internet para pesquisar, conhecer, comparar ou selecionar imóveis novos ou usados.
- No caso de imóveis novos, estandes de vendas, jornais e escritórios de imobiliárias são as fontes offline que mais se beneficiam do interesse gerado pela internet. Para imóveis usados, jornais, escritórios de imobiliárias e amigos/família são as fontes offline mais consultadas.

Uso de Ferramentas de Busca na decisão e compra de imóveis residenciais no Brasil

- As Ferramentas de Busca online foram utilizadas por ao menos 91% dos compradores de imóveis residenciais durante o seu processo de decisão e compra.

- 93% destes usaram Ferramentas de Busca para conhecer opções de imoveis disponíveis, 84% para compará-las, 81% para aprofundar-se e obter maiores informações sobre imoveis de interesse e 72% para tomar a decisão final.

- Ferramentas de Busca são o recurso mais utilizado por compradores de imóveis residenciais, à frente de jornais, sites de imobiliárias, escritórios de imobiliárias, recomendações de amigos e familiares, panfletos, sites especializados em imoveis e sites de incorporadoras e construtoras.

- 97% dos usuários de Mecanismos de Busca para pesquisa e compra de imóveis utilizam o Google. Destes 85% afirmam que o Google desempenha um papel muito importante neste processo.

Um comentário: