terça-feira, 28 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL


Entende-se por ética, a expressão única do pensamento correto, o julgamento do que é certo ou errado, bom ou ruim. A ética tem como objetivo o estudo do comportamento humano e tem como função a padronização das condutas com fins de minimização dos conflitos que possam advir da convivência em sociedade.
Não é possível ensinar a ética a um indivíduo, uma vez que esta deve brotar da consciência da própria luz inserida no discernimento interior de cada um, entretanto, o que pode e deve ser feita é a difusão dos valores éticos a fim de que as pessoas sejam movidas a conquistar e resguardar os tais valores.
Um fator de grande importância, e que não pode deixar de ser levado em consideração, diz respeito a uma boa formação acadêmica, pois esta reflete diretamente na conscientização do profissional. Embora os valores éticos não possam ser ensinados, é preciso que fique claro o que é correto e o que não é. Daí a importância do que é passado para aqueles que serão – no futuro próximo – profissionais, ser de suma importância. A informação inadequada, para alguém que está tendo a noção do assunto pela primeira vez, pode ser fatal. Assim, a ATITUDE que se espera do gestor de negócios imobiliários deve ser orientada em seu primeiro contato com o assunto, para que, dessa forma, esta ATITUDE tão discutida seja inerente ao profissional e não somente aquilo que “se espera dele”.
A ética profissional representa um conjunto de normas que direciona a conduta dos integrantes de determinada profissão. Um código de ética profissional tem finalidade fundamental de regulamentar o exercício da profissão, pois proporciona uma visão de justiça e um bom desempenho de suas funções por parte dos profissionais, evitando muitas vezes que estes se venham a incorrer na prática de atos ilícitos que, não fosse pelos Códigos de Ética poderiam vir a ser considerados normais dada sua prática já costumeira.
A ética tem uma finalidade fundamental ao regulamentar das profissões, pois proporciona uma visão de justiça e bom desempenho da atividades, em situações que, muitas vezes, por interesses próprios ou mesmo por deficiência íntimas de cada homem, podem levar os profissionais por caminhos ilícitos na maioria das vezes, sem retorno.
O administrador que exerce sua profissão observando os preceitos éticos, tende a conquistar o lugar e respeito merecidos. A transformação do serviço de negócios imobiliários que atende uma das grandes necessidades da sociedade atual, e que se torna vital nas grandes cidades, dependerá da atitude individual de cada profissional, e esta união de esforços para recuperar a credibilidade do gestor de negócios imobiliários, fará com que a sociedade mude o conceito de toda a classe.
Devemos levar em consideração que no exercício de sua atividade profissional, o administrador deve preocupar-se com os princípios de justiça e decência, procurando sempre uma finalidade social superior nos serviços que executa, logo o administrador deve ter a clara consciência de seu papel e para que isso aconteça é necessário que o mesmo desempenhe suas funções com atitudes que valorizem a classe.

3 comentários: