segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COMO SE TORNAR UM CORRETOR DE IMÓVEIS EM ONTÁRIO, CANADÁ. - RELATO DE UMA IMIGRANTE




Clique nas imagens para ampliar.
Você gostaria de trabalhar como corretor de imóveis em Ontário/Canadá ou está a procura de uma nova profissão? Saiba qual curso fazer para se tornar um corretor, como se registrar e as comissões.


Para se tornar um real estate salesperson é necessário fazer um college que dura aproximadamente 8 meses. Na província de Ontário somente o OREA (Ontario Real Estate Association) oferece este curso.

Os requisitos principais para se matricular no curso são:

* Ser maior de 18 anos
* Ser Landed Immigrant (residente permanente)

O curso para obter a licença inicial (tipo provisória) é feito em 3 fases e a média para passar é 7,5. A primeira fase é por correspondência ou online e as demais fases contabilizam horas por correspondência mais horas em classe. O vocabulário é desafiador. É necessário estudar e pesquisar muito, pois eles ensinam até sobre a construção das casas. A parte de contratos é outro assunto complicado para quem é estudante ESL (English as a Second Language), pois o vocabulário é referente a leis.

Custos e licença

O custo destas 3 primeiras fases é de aproximadamente $2,200.00.

Passando as 3 fases, você já poderá trabalhar para um broker (corretor), dono de uma brokerage (imobiliária), e terá o prazo de dois anos para fazer mais 3 cursos de especialização, a fim de não perder a licença. Após isso terá que fazer cursos de especialização a cada 2 anos. (Grifo nosso)
Se desejar ser um broker, para um dia ter sua própria empresa, terá que fazer um outro curso após estes dois anos como salesperson (vendedor).

O começo

Para começar a trabalhar é necessário se registrar na Canadian Real Estate Board, se associar à um Real Estate Board e pagar a taxas de afiliação. Algumas são anuais, outras se paga somente uma vez. Você vai precisar desembolsar aproximadamente uns $2,500 antes de começar a trabalhar.
O interessante é que muitas (senão todas) brokerages tem interesse em tê-lo trabalhando para eles. Na realidade, você nem precisa procurar emprego. Eles te procuram! No início eu não me dava conta do óbvio: eles ficam com parte de todas as comissões, e como somos independent contractors, eles não gastam nada com os agentes! Aí é claro que eles estão sempre recrutando agentes, inclusive os que estão ainda cursando o college. Eles te convidam para participar de algumas reuniões e acompanhar algum agente, mas sem remuneração (não existe a figura do estagiário remunerado) só para te “fisgar” para aquela empresa. E a gente, todo bobo porque está sendo solicitado, se acha o máximo, rsrs.

Comissões

Quanto à remuneração, no início não é fácil, já que você precisa ter seus clientes. E para nós, imigrantes, que não temos grande rede de conhecidos aqui, é mais difícil mesmo. Não dá para sobreviver das comissões no primeiro ano, infelizmente, a não ser que você seja uma exceção.
Algumas imobiliárias (brokerage) cobram uma taxa mensal (desk fee) para trabalhar com eles (todas cobram uma mensalidade de marketing), e alguns cobram mais uma taxa se você quiser ter uma sala na empresa. E as comissões são muito variáveis também. Sempre a brokerage vai coletar a parte dela. Hoje em dia os planos de comissão variam muito, depende da empresa para a qual irá trabalhar. Dependendo da sua previsão de faturamento para o ano, você entra em uma faixa específica de divisão. Os iniciantes normalmente se encaixam no split de 60/40 (o agente fica somente com 60% da comissão e os outros 40% vai para a brokerage dele).
Outras brokerages cobram do agente apenas um valor fixo para cada negócio que este fizer mas estas geralmente são empresas que não oferecem muita infra-estrutura para os agentes. Estes detalhes tem que ser muito bem discutidos com a brokerage antes de se associar com uma e por isso recomendo visitar várias e fazer estas perguntas antes de se decidir com quem trabalhar.
Como você pode perceber, é necessário gerar um bom volume de negócios para garantir um bom faturamento. Tem-se muito trabalho para se organizar, já que trabalha-se como independent contractor e todo nosso marketing e material deve ser desenvolvido por nós mesmos.

Quem quiser ser um real estate salesperson ou broker de sucesso tem que entender que nesta profissão não existe dia ou hora determinada para trabalhar. Não se desliga o celular e trabalha-se em feriados e fins de semana.

Fonte: Rosa da Silva (foto)
Website: http://www.rosadasilvarealestate.com

2 comentários:

  1. Post writing is also a excitement, if you be familiar with then
    you can write otherwise it is complex to write.

    Here is my blog :: great clips discount coupons

    ResponderExcluir