Especialista Cláudio Vicente acredita que o primeiro passo é definir o público-alvo.
Foto:
Daniel Conzi / Agencia RBS
Padronização e falta de foco. Para especialistas em marketing imobiliário, esses são os principais erros das imobiliárias e construtoras na hora de vender ou alugar imóveis. Na avaliação da autora do livro Marketing Imobiliário em 10 capítulos, Adriana Samaan, as empresas do setor insistem em usar sempre as mesmas ferramentas de comunicação e marketing, além de adotar uma linguagem padronizada.
— Todos os novos empreendimentos acabam caindo na vala comum e o
consumidor não consegue distinguir. Ao falar das características do
imóvel sempre usam expressões do tipo "espaço amplo e confortável" —
diz.
Outro problema é a falta preocupação por parte de imobiliárias e
construtoras em envolver toda a equipe em novos trabalhos. A autora cita
que, em alguns casos, os próprios funcionários não sabem informar sobre
um empreendimento que está sendo lançado pela empresa na qual
trabalham. Adriana garante que a divulgação de uma campanha de marketing
bem elaborada pode impactar de 10% a 50% no resultado de vendas de um
imóvel.
Definir o público-alvo é o primeiro passo para ter sucesso no mercado
Para o professor da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Vicente, que tem
mais de 15 anos de experiência em Gestão de Marketing, o principal erro
que uma imobiliária ou construtora pode cometer é o de não definir
exatamente que público é o seu foco.
— Aí passam a existir equívocos desde a concepção do imóvel até sua
localização, canal de vendas ou condições de pagamento. Definir
claramente o público-alvo, estudar este público e conhecer suas
necessidades e desejos é condição necessária para o sucesso no mercado
imobiliário — ressalta.
Conforme Vicente, hoje um dos três itens mais valorizados pelo
cliente na compra de um apartamento popular — entre R$ 100 mil e R$ 150
mil — é a churrasqueira na sacada.
Conforme ele, a construtora investe
menos de R$ 2 mil para incluir este item no imóvel e a unidade valoriza
em mais de R$ 5 mil na visão do cliente. Conhecer essas necessidades
pode fazer a diferença na hora de projetar, construir, alugar ou vender
um imóvel.
Para ele, a construtora WOA é um exemplo de empresa que conseguiu
definir um público-alvo e que se posicionou muito bem no mercado. Além
disso, utiliza os canais de marketing de forma muito adequada.
O diretor da Woa Empreendimentos Imobiliários Walter Silva Koerich,
explica que o fato de ser uma sociedade com uma proposta específica fica
mais fácil ter um foco na comunicação. Além disso, como estão focados
em um único empreendimento, o Simphonia Woa Beiramar (foto abaixo), em um local
conhecido nacionalmente, a Beira-Mar Norte em Florianópolis, as
campanhas de vendas puderam ser mais conceituais e não tão comerciais.
Fonte: Karine Wenzel / Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário