segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RECLAMAÇÕES CONTRA OBRAS INACABADAS AUMENTAM 40%


O aumento das queixas coincide com o aquecimento do mercado imobiliário. Depois de 20 anos de estagnação, as obras se multiplicam pelo país.

As reclamações em relação a imóveis novos no Brasil têm crescido no mesmo ritmo do número de empreendimentos. O atraso na data de entrega e os problemas na obra vêm deixando muitos compradores decepcionados. É o que mostra o repórter Alan Severiano.

Mãos à obra! Mas ainda? A construtora está de mal com o calendário. Alguns prédios foram entregues em maio desse ano, sete meses depois da data marcada. No lugar da churrasqueira, ainda há entulho, uma das quadras é só barro, e a água da piscina aquecida continua fria.

Transtornos também em outro condomínio: os apartamentos ficaram prontos em junho, com cinco meses de atraso. E um casal ainda não se mudou: “Faltou azulejo na lavanderia, a coifa está com rachadura, falta a porta do quarto da minha filha, enfim, tudo isso”, explica Sílvia Neves, economista.

A psicóloga Luciane Klinke teve um prejuízo de R$ 1,5 mil. Assim que chegou à casa nova, vários eletrodomésticos queimaram: “Havia um fio solto, mal conectado no quadro de distribuição, fazendo com que a voltagem chegasse ao apartamento em 220 e não em 110”, conta.

No mês passado, o número de reclamações sobre atrasos na entrega e falta de qualidade de imóveis comprados na planta chegou a 160 em todo Brasil, avanço de 41% em relação a outubro de 2009.

O aumento das queixas coincide com o aquecimento do mercado imobiliário. Depois de 20 anos de estagnação, as obras se multiplicam pelo país. Difícil é entender porque, apesar desse sucesso de vendas, há tanto cliente aborrecido: “Hoje em dia, as empresas estão muito mais focadas em novos lançamentos, em lançar novos imóveis no mercado e pouco preocupadas em acabar ou concluir aqueles imóveis que já foram comprados”, explica o advogado imobiliário Marcelo Tapai.

As construtoras dizem que o mercado não estava acostumado com esse ritmo de obras, atribuem os problemas à falta de mão-de-obra qualificada, à demora na liberação dos alvarás e até à chuva.

“Para o incorporador, o construtor, o atraso de obra custa muito caro. A entrega ruim denigre muito a imagem do construtor, que não consegue vender o seguinte empreendimento”, explica o vice-presidente da Sinduscon-SP, Odair Senra.

O presidente da Associação dos Mutuários, Marco Aurélio Luz, diz que quem foi prejudicado tem direito à indenização por danos morais e materiais. Ele defende a negociação e dá uma dica para evitar frustrações: “Tem que buscar realmente saber se aquela construtora entregou outros imóveis de acordo com o contrato, se o que foi utilizado realmente naquele empreendimento foi de qualidade”, diz.

Fonte: Jornal Nacional.

2 comentários:

  1. Reclamaçoes com atraso na entrega de obras tem crescido muito.. estudando mais sobre o assunto encontrei um especialista que escreveu vários artigos relacionados. Acredito que vale a pena conferir, para quem quer se aprofundar no tema. http://www.tapaiadvogados.com.br/artigos.html

    ResponderExcluir
  2. E a lei da propriedade de afetação que seria uma solução para o adquirente de imóvel e ainda continua como sendo facultativa e não compulsória!!!! Brasillllll!!!!

    ResponderExcluir