quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EAD: ENSINO QUE VALE POR TRÊS






O perfil do Ensino a Distância (EAD) mudou muito com o passar dos anos e foi a bola da vez em 2009. Segundo os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), das 13 áreas em que se podem comparar estudantes da educação presencial com aqueles a distância, observa-se que, em sete cursos (Administração, Biologia, Ciências Sociais, Física, Matemática, Pedagogia e Turismo), os alunos de EAD foram melhores, com uma média de até 50% a mais de rendimento. Isto prova que, nas instituições credenciadas de produção de material didático-pedagógico para EAD, a qualidade dos materiais e professores contratados supera qualquer dúvida a respeito desse método. Além disso, a tecnologia é a grande aliada do processo e um pilar de sustentação do EAD. Sem mencionar os valores acessíveis dos cursos. Mas não é só isso que atrai a atenção de quem faz tal escolha. Quem passou por uma sala de aula sabe que o aproveitamento do conteúdo não é 100%. Existe a demora da chamada, alunos ora adiantados, ou ora atrasados dividindo o mesmo tempo de conteúdo, interrupções por uma infinidade de motivos, sem falar nas aulas de pós-graduação, que são condensadas e possuem dificuldade de prender a atenção do aluno.

Analisando somente esses pontos já nos damos conta de que o Ensino a Distância sai na frente e a aula de EAD chega a valer três vezes mais do que uma aula presencial. Principalmente porque o grande pilar dessa metodologia está na utilização da tecnologia, que é menor no ensino tradicional.

- Além disso, quem opta, em geral, por tal metodologia também possui um perfil diferenciado. Os alunos têm um grau maior de disciplina para poder aprender, fazendo os seus próprios horários de estudo, o que parece ser um incentivo a mais. O conjunto desses fatores tem proporcionado a muitas pessoas a possibilidade de conquistar uma formação superior e de se tornar cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Por essas avaliações é que se pode dizer, com certeza, que o Ensino a Distância é uma grande aposta.



Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário