sábado, 16 de julho de 2011

O FACEBOOK NO MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO - ANÁLISE MARKETINGIMOB

Isto que é interessante nas redes sociais, a cada dia surge uma nova, e então surge mais um aprendizado. Não que o Facebook, a rede que vou falar neste post seja nova, mas é recente a sua utilização para negócios e relacionamento pelas empresas. Primeiro viveram a febre do Twitter, e agora estão invadindo o Facebook. Segundo o especialista Roberto Grosman, “Com o crescimento expressivo desse canal no Brasil, a expectativa é que o número de empresas dentro do Facebook passe de centenas a milhares no próximo ano – todas as empresas terão que estar lá. Apesar do rápido crescimento, o País ainda tem muito espaço e potencial para avançar”.

Para quem não sabe, a forma oficial de uma empresa estar na rede é através de “fan pages, que nada mais são do que páginas personalizadas criadas para as pessoas “curtirem”. Nelas é possível implementar conteúdo exclusivo, como buscador de imóveis, corretor online, e o que mais você desejar. Um parcela significativa das empresas do setor, estão no Facebook, contudo destas a grande maioria ainda não customizou sua página (fan page), utilizando apenas o conteúdo padrão disponibilizado. Eis uma boa oportunidade que até o momento está sendo pouco explorada.
No Brasil, as fan pages imobiliárias mais curtidas do país são respectivamente: Ideias Gafisa (do projeto colaborativo da empresa), MRV, Cyrela, Gafisa, Lopes e Tecnisa. No quadro abaixo, você pode observar que a mais “curtida”, tem 8.840 pessoas, enquanto as grandes marcas internacionais possuem empresas com quase 30.000, número muito expressivo. Ainda estamos em pleno crescimento!

Clique sobre as fan pages para ampliar

Confira algumas das fan pages mencionadas,e suas páginas personalizadas, que permitem interação com o cliente sem necessitar que ele saia do Facebook. Praticamente a página da empresa é incorporada a rede social.

MRV

Gafisa

Cyrela

Tecnisa

Algumas desenvolvem páginas específicas para seus empreendimentos, como é o caso da construtora Celi, que desenvolveu para o Living Residence. Outra aplicação, é o da Incorporadora Viver (ex Inpar), que desenvolveu o aplicativo “O que move sua vida”, e disponibilizou em sua rede.

Viver

Living

Quanto ao conteúdo publicado, principalmente: criam promoções, interagem com seus consumidores através dos comentários das postagens, divulgam notícias, novos empreendimentos lançados e os resultados alcançados. Fica claro que a palavra de ordem é RELACIONAMENTO, estas empresas estão utilizando as redes sociais para relacionar-se com seus consumidores, e não para diretamente “vender imóveis”. Até podem mencionar um novo lançamento, mas sempre a titulo de informação, raramente com foco comercial.

Acima, a imobiliária Lopes, que divulgou recentemente seu aplicativo para IPAD. Repare que 80 pessoas “curtiram” esta notícia. Você sabe o que isto quer dizer? Que esta notícia, apareceu para os amigos destas 80 pessoas. Ou seja, Imagine que cada pessoa tenha em média 250 amigos, cerca de 20.000 pessoas visualizaram a informação. É aí que entra um importante componente do Facebook, o seu imenso potencial de disseminação de conteúdo, é uma ferramenta que possui um alto aspecto “viral”. Excelente para as necessidades do mundo empresarial! (isto quando falam bem de você)

Gafisa, utilizando Facebook + concurso + Linguagem de Twitter, através do “#OMaisBemDecorado”.

Finalizando o post, basta navegar em seu Facebook para observar a quantidade de imobiliárias e construtoras que a cada dia “se instalam” por lá. A grande maioria ainda de forma tímida, utilizando apenas as ferramentas disponíveis, sem customização, e com poucos recursos para gerar relacionamento e novos negócios, mas o primeiro passo já foi dado. Será que em um futuro não muito distante a página do Facebook não será tão importante quanto o seu site imobiliário? Quem sabe, hoje não se duvida de mais nada em relação ao avanço da tecnologia. Fica o questionamento.

Fonte: MarketingImob

Nenhum comentário:

Postar um comentário