terça-feira, 12 de julho de 2011

MEC SUSPENDE NOVOS INGRESSOS EM CURSO A DISTÂNCIA DA ULBRA

Após denúncia de um ex-funcionário, o Ministério da Educação (MEC) determinou a suspensão do ingresso de novos alunos em cursos a distância da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Por meio de nota, o ministério anunciou o descredenciamento de 192 polos de apoio presencial que apresentam funcionamento indevido e sem controle.

Caso persistam as irregularidades identificadas, a universidade poderá ser descredenciada para a oferta de cursos na modalidade a distância. As informações são do jornal Zero Hora.

O ex-funcionário afirma que, há cerca de um ano, a instituição estaria lançando notas no sistema sem a análise das provas. As provas não corrigidas seriam do tipo dissertativas, em que os alunos escrevem as respostas.

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no setor de ensino a distância da universidade, na sexta-feira passada, e recolheu três malotes de provas. A Ulbra, que possui 90 mil alunos no ensino a distância, tem 278 polos espalhados pelo país. Em 2009, a universidade assinou um termo de saneamento de deficiências do Ensino a Distância com o MEC, em que que diversas exigências deveriam ter sido cumpridas.

Ulbra diz que vai investigar irregularidade em ensino a distância

O reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Marcos Fernando Ziemer, informou por meio de nota enviada à imprensa nesta segunda-feira que instaurou processo administrativo para investigar a denúncia de que a instituição estaria lançando notas de alunos sem corrigir as provas. Reportagem do programa Teledomingo, do Grupo RBS, apontou a suposta irregularidade nos cursos de graduação a distância oferecidos pela universidade.

De acordo com o reitor, o processo administrativo terá como responsável o diretor jurídico da Ulbra, Jonas Osmar Dietrich. Ziemer disse ainda que vai colaborar "com todos os meios" para escolarecer os fatos junto ao inquérito instaurado pela Polícia Federal.

Fonte: TERRA

NOTA DA REITORIA

O Reitor da Universidade Luterana do Brasil, em função de matéria jornalística veiculada pelo programa Teledomingo do Grupo RBS, vem a público comunicar que instaurou processo administrativo para investigar o assunto veiculado pela reportagem. Pautada pelo compromisso da ética e transparência, a Reitoria também informa que irá colaborar com todos os meios necessários para esclarecer os fatos junto ao inquérito da Polícia Federal.

Leia a portaria da reitoria com as providências adotadas sobre o tema:

Clique na portaria para ampliar: Reitoria

2 comentários:

  1. sou aluna da ulbra não sei, mais se fosse verdades minhas notas ja teria saida, a

    ResponderExcluir
  2. Tambem sou aluno da Ulbra e fico com medo desse tipo de coisa! Apesar das notas demorarem para serem lançadas tenho la minhas duvidas... Eu não teria condições de fazer uma faculdade regular no momento e imagino como seria ter que começar denovo todo o processo que é bem custoso em varios aspectos.

    ResponderExcluir