quinta-feira, 7 de julho de 2011

ES: SERRA E VILA VELHA LIDERAM RANKING DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Vista aérea Vila Velha - ES
Atualmente 33.374 empreendimentos imobiliários estão sendo construídos na Grande Vitória. Tais números representam um aumento de 25% na volume de imóveis existentes na região metropolitana em relação ao primeiro semestre de 2010. Do total de imóveis em construção, apenas 7.202 unidades, o que corresponde a 22%, ainda estão disponíveis à venda. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (07), durante divulgação do 19º Censo Imobiliário realizado pelo Sinduscon-ES (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo).

Segundo o Diretor de Economia e Estatística do Sinduscon, Rodrigo de Almeida, os investimentos em infraestrutura no Estado foram fundamentais para as altas nos índices de expansão do setor imobiliário. "A aposta do mercado imobiliário é a aposta no crescimento da cidade. Os investimentos em mineração, petróleo e logística certamente impulsionaram o setor imobiliário no Espírito Santo. O mercado imobiliário trabalha junto com a economia no sentido de atração dos empreendimentos, de empresas e pessoas", explicou Rodrigo.

Ao todo 14 regiões e 31 bairros da Grande Vitória foram contempladas pela pesquisa do Sinduscon-ES. De acordo com o levantamento, o município da Serra continua liderando o ranking do crescimento imobiliário na Grande Vitória, concentrando 40% dos empreendimentos em construção. Das 13.237 unidades lançadas, apenas 2.650 aguardam compradores. Em segundo lugar aparece a cidade de Vila Velha, com 37% seguida por Vitória, 20% e Cariacica, com apenas 2% de imóveis em construção, o que corresponde a 930 unidades.

Já em relação ao número de lançamentos no primeiro semestre, Vila Velha encabeça a lista abarcando 49% do total de imóveis da Grande Vitória. Posteriormente estão Serra e Vitória com 43% e 8% de unidades lançadas respectivamente. Embora Cariacica não tenha sido contemplada neste quesito, Almeida confirma que a expectativa é de crescimento:

"Cariacica tem tudo para se desenvolver e ter maior representatividade no mercado imobiliário no futuro, e nos dados do próximo censo. Isso vai acontece. Inclusive nossa expectativa é de que isso já tivesse sido registrado neste censo. A expectativa é muito boa", ressaltou o diretor.

Com o mercado aquecido, os imóveis também registraram elevada valorização no comparativo de preços por metro quadrado entre junho de 2010 e junho de 2011. Em Vitória, os empreendimentos localizados em bairros como Praia do Canto, Barro Vermelho e Praia de Santa Helena registraram as maiores altas, chegando à casa dos 18%. Na Serra a valorização atingiu o patamar dos 17,2% nos bairros de Jardim limoeiro, Bairro de Fátima e São Diogo. Unidades de dois quartos em Cariacica alcançaram crescimento de 41,7%. Apartamentos de dois quartos encabeçam a lista de vendas, somente no primeiro semestre deste ano foram 13.778 imóveis comercializados.

Em Vila Velha, o bairro que obteve destaque foi Itaparica, com 13,8% de valorização. No primeiro semestre o bairro registrou ainda 4.513 empreendimentos em construção e 736 unidades à venda. Imóveis financiados pelo Programa "Minha Casa, Minha Vida" bateram recorde de vendas em bairros periféricos da cidade canela verde, como Aribiri, Santa Inês e Centro.

Fonte: ESHOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário