sábado, 9 de julho de 2011

DF: O PARAÍSO DO SETOR IMOBILIÁRIO

Foto: Rúbio Guimarães

Águas Claras, maior canteiro de obras agrupadas das Américas, é um símbolo do aquecimento do mercado no DFDizem que Brasília é “um eterno canteiro de obras”. Essa frase, tradicional na história da cidade, nunca refletiu tanto o momento vivido pela capital dos brasileiros. Para toda parte onde olhamos, vemos alicerces de prédios a serem erguidos, um portão de casa sendo trocado, um empreendimento comercial a ser inaugurado ou um condomínio murado. Tudo isso ajuda a explicar o boom da construção civil no Distrito Federal.

No início de junho Brasília sediou o III Encontro Brasileiro dos Corretores de Imóveis (Enbraci), que reuniu centenas de autoridades, empresários e investidores interessados, principalmente, no bom momento vivido pelo setor imobiliário do DF. Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, previu mais crescimento. “O momento imobiliário do país é ímpar e os indicadores mostram que não para por aí. A curva de investimentos é crescente e um dos ícones desse momento é Brasília”, mencionou.

A decisão de apostar em imóveis é totalmente influenciada por aspectos locais do empreendimento e varia entre cidades, estados e regiões, tornando necessária uma leitura peculiar de cenários para conseguir, principalmente, a rentabilidade esperada. Seja para morar ou investir, a verdade é que o mercado de Brasília apresenta segurança jurídica e credibilidade.

Prova disso é o aumento de cursos superiores no setor e a grande procura de profissionais e interessados em capacitação cada vez mais elevada. Levantamento feito em 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revela um aumento nacional de 30% na procura pelo curso de engenharia civil. Na capital federal, as instituições de ensino superior confirmam esse interesse dos vestibulandos.

Olhar especial sobre a cidade

Adriano Cancian, diretor comercial da Lopes Royal Empreedimentos Imobiliários, recomenda aos investidores um olhar especial sobre Brasília. Assim como na procura, o momento de otimismo no DF também é observado na oferta.

Cancian associa o momento, também, à melhoria no acesso ao crédito bancário. Diariamente, empreendimentos imobiliários são lançados e as vendas se esgotam em poucos dias.

O diretor afirma que a valorização média dos imóveis no DF gira em torno de 20% ao ano. “O mercado aqui está consolidado, oferecendo as opções de compra na planta ou de unidades prontas, o que é pouco visto até mesmo em algumas capitais. As condições de financiamento em Brasília também são excelentes”, lembra.

Adriano acredita que investir em imóveis na capital é aplicar bem o dinheiro. “Desde os imóveis básicos até aqueles de alto-padrão, o nível de retorno é satisfatório. Costumo brincar dizendo que hoje os jovens casais de Brasília deixaram de lado a etapa do primeiro aluguel, pulando direto para a primeira compra”, completa.

Investimento de retorno garantido

Pablo Bueno, sócio da Domus Imobiliária, traça uma comparação entre os perfis de investidores em imóveis no Distrito Federal. “Genericamente, temos os que compram para investir, caso mais comum entre os trabalhadores da iniciativa privada, e os que compram para residir, como acontece com grande parte dos servidores públicos”, avalia.

O perfil predominante do investidor imobiliário é aquele mais conservador, que busca resultados mais expressivos a longo prazo. Ultimamente, é comum ver uma atitude mais ousada, caracterizada por investimentos oriundos de clientes cada vez mais jovens e que buscam pré-lançamentos com resultados financeiros obtidos antes da conclusão da obra.

Um exemplo desse panorama é o cirurgião-dentista Roberto Rabelo, morador de uma cobertura duplex na cidade de Águas Claras. Além do imóvel em que mora, ele também possui uma outra cobertura na mesma região, empreendimento que decidiu alugar.

“Tenho segurança, diversão, conforto e o dinheiro do aluguel me proporciona bom suplemento de renda. A primeira vantagem é o visual privilegiado; a segunda é o espaço diferenciado, maior e com área de lazer. É muito bom, porque posso fazer reuniões sociais, receber amigos e não incomodar os vizinhos”, salienta.

Roberto vê Brasília como um dos fortes polos de investimento imobiliário da região Centro-Oeste e também do Brasil. “O retorno é certo porque os imóveis realmente ganharam padrão avançado nos últimos anos”, avalia. Ele tem razão: o portal de internet iG realizou um levantamento sobre a valorização de imóveis de alto-padrão nos últimos três anos em oito capitais brasileiras e o resultado é de otimismo para o DF.

Fonte: Jornal da Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário