sábado, 16 de julho de 2016

PREÇO MÉDIO DE LOCAÇÃO TEVE A MAIOR QUEDA NA ÚLTIMA DÉCADA

Segundo o relatório divulgado pelo índice FipeZap, os preços de locação registraram queda nominal de 0,77% na passagem de quinto para o sexto mês. Após este resultado, o índice de locação acumulou uma variação de -1,78% no semestre e de -5,23% nos últimos 12 meses. “O primeiro semestre de 2016 teve a maior queda nos preços em pelo menos uma década.

O mercado imobiliário sentiu e ainda deve sentir por algum tempo os reflexos da crise econômica pela qual o País está passando”, diz Eduardo Zylberstajn, economista do FipeZAP. A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses atingiu +8,84% e obteve uma queda real de 12,93%. Todas as cidades monitoradas pelo índice apresentaram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santos, Distrito Federal e Campinas tiveram quedas nominais no preço médio de locação.

De acordo com a pesquisa, ao se comparar o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. É uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em junho de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,5%.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para os contratos fechados em junho de 2016, normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção. Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. 

Fonte: Jornal Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário