domingo, 24 de julho de 2016

PREÇO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS DESPENCA E REMUNERAÇÃO FICA ABAIXO DE OUTROS INVESTIMENTOS


O valor de aluguel de imóveis comerciais marca queda de 11% nos últimos doze meses, aponta o índice FipeZap Comercial. O índice, que começou a ser divulgado em julho desse ano, aponta que a dinâmica dos preços no mercado de imóveis comerciais tem sido bastante negativa.

“Nos últimos 12 meses, os preços de locação caíram 11,35% nominalmente e os preços de venda se retraíram 3,05% no mesmo período. Se considerarmos a inflação de 8,84% no período (segundo o IPCA/IBGE), a queda real de preços atinge 18,56% nos alugueis e 10,92% no caso dos preços de imóveis comerciais à venda”, relatam os responsáveis pelo índice.

Outro dado que chama muita atenção é a rentabilidade desse investimento. O retorno médio dos imóveis comerciais foi de 2,5% nos últimos doze meses, contra um retorno de 14% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) no mesmo período.

O índice utiliza, para sua metodologia, o preço de venda e locação de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Arthur Vieira de Moraes, professor da FIA e do InfoMoney Educação, elaborou estudo em que compara investimentos que geram renda e são bastante populares no Brasil. A conclusão do especialista, levando em conta a renda gerada, a periodicidade das distribuições, a segurança delas e a tributação, foi que os imóveis para locação estão longe de ser a melhor opção para conseguir renda investindo.

De acordo com o estudo do professor, os fundos imobiliários seriam a melhor opção, uma vez que conta com alta distribuição de renda, maior previsibilidade em suas distribuições e mais liquidez também. Além disso, a renda gerada pelos fundos imobiliários é isenta de imposto de renda, diferentemente do aluguel de imóveis diretamente.

Fonte: Boa Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário