quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DIRETO DE PORTUGAL: Mercado imobiliário no valor mais baixo dos últimos 10 anos

O mercado imobiliário português registou este ano o valor mais baixo dos últimos dez anos, ao transacionar pouco mais de 200 milhões de euros, de acordo com a consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

Segundo a empresa, o mercado de investimento imobiliário esteve este ano "praticamente estagnado, fruto da situação económica do país", mantendo a tendência negativa que vinha seguindo desde 2008.

Excluindo eventuais transações do mês de dezembro, a consultora estima que o volume de investimentos em ativos imobiliários de 2012 deverá de ser cerca de 231 milhões de euros, menos 20% do que em 2011, que já tinha sido de quebra face aos 700 milhões de euros transacionados em 2010. O valor de 2012 é mesmo o quarto mais baixo desde que esta empresa tem registos.

Luís Rocha Antunes, diretor do departamento de investimento da consultora, justifica esta quebra tanto com o "afastamento" dos investidores estrangeiros de Portugal, devido aos efeitos das medidas de austeridade e à evolução da economia, como ao "desencontro entre preços de venda e valores de compra" no mercado de investimento imobiliário em Portugal.

De facto, segundo os dados da mesma empresa, o investimento estrangeiro representou "apenas 22% do total investido" do mercado imobiliário em 2012. Já os fundos de investimento nacionais são responsáveis por 64%, seguidos das empresas do mercado imobiliário, com um peso de cerca de 21%, e os pequenos investidores privados, que representaram 15% do investimento total.

Por setores, o residencial domina, ao receber a maior fatia do capital investido (55%). Já os escritórios absorveram 35% do volume de negócios transacionado em 2012.

"O maior negócio de investimento imobiliário do ano foi a compra do Edifício Castilho 5 pela Associação Mutualista do Montepio à empresa Silvip, uma operação que envolveu cerca de 25 milhões de euros", escreve a consultora, adiantando que entre as maiores transações ainda "duas transações de 'portfolios' de ativos de habitação, adquiridos pelos Fundos CA Imobiliário e Popular Arrendamento, e a venda dos Edifícios Liberdade 224, Microsoft Lisbon Experience e edifício sede da AXA em Lisboa a um investidor estrangeiro".

Quanto a 2013, o diretor do departamento de investimento da Cushman & Wakefield antecipa que apesar da incerteza que envolve o próximo ano, "existe apetência de alguns investidores para olhar para Portugal, desde que se apresentem operações de qualidade com uma boa relação risco/retorno".

A Cushman & Wakefield, presente em 60 países, é uma empresa que aconselha clientes que queiram fazer investimentos imobiliários. 

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário