domingo, 26 de junho de 2016

SPC IMOBILIÁRIO


Um dos principais sonhos dos brasileiros é o de comprar uma casa própria e não depender mais de aluguel. Porém, em tempos de crise econômica, inflação elevada e altas taxas de juros, ter acesso ao mercado imobiliário está cada vez mais difícil. Tanto os consumidores que estão com um menor poder aquisitivo, quanto as empresas do setor, incorporadoras e construtoras, que querem vender e não encontram potenciais compradores passam por dificuldades.

O setor imobiliário também foi fortemente afetado pela conjuntura econômica atual. Dados do Secovi-SP mostram que de janeiro a abril, vendas e lançamentos de unidades residenciais apresentaram o pior resultado desde 2004. A expectativa dos economistas do SPC Brasil é que é necessário reverter as expectativas negativas da sociedade em relação ao financiamento e ao consumo no mercado imobiliário se o setor espera uma melhora a partir de 2017.

Com esta conjuntura, uma análise assertiva e cuidadosa no momento da concessão de crédito para a aquisição de imóveis assume um papel fundamental, principalmente com um cenário de alta de preços e juros elevados pressionando as taxas de inadimplência entre os consumidores. De acordo com dados mais recentes do SPC Brasil e da CNDL, a quantidade de brasileiros negativados chegou a 59,2 milhões de consumidores.

Para atender a essa demanda, o SPC Brasil disponibiliza às imobiliárias, construtoras e demais empresas que atuam neste ramo, o SPC Imobiliário. Trata-se de uma consulta aos bancos de dados do SPC criada para auxiliar as empresas que lidam com financiamentos, compra, venda e aluguel de imóveis. A consulta ao produto é indicada por se tratar de transações com valores muito altos, que necessitam de rapidez na concessão de crédito, porém com maior nível de segurança, minimizando o risco de inadimplência.

“O SPC Imobiliário foi criado para suprir as necessidades de análise de um setor que cresceu muito nos últimos anos e agora encontra-se em um ponto neutro de crescimento, oferecendo mais segurança para evitar a inadimplência ou fraude e dar agilidade e praticidade na concessão de crédito para quem quer alugar ou vender um imóvel, através de um relatório completo sobre a situação do cliente pessoa física”, explica Nival Martins, Superintendente de Produtos do SPC Brasil.

Dentre as informações que a consulta oferece, é possível identificar a probabilidade de inadimplência do consultado para os próximos 12 meses, os dados cadastrais do cliente e a sua renda presumida, se ele possui restrição de CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo), pendências financeiras registradas no banco de dados do SPC, protestos, ações, participações em empresas, entre outras informações relevantes para análise de crédito imobiliário.

Para mais informações, acesse o site www.spcbrasil.org.br

Fonte: Notícias SPC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário