sábado, 26 de outubro de 2013

TECNÓLOGO EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS



SER PROFISSIONAL é uma exigência da aplicação de conhecimentos técnicos que nos possibilitam desenvolver em toda a sua abrangência uma profissão. É não ser ou agir como um amador que não possui as competências necessárias para o desenvolvimento de determinada função ou funções. É conhecer profundamente o seu mister.

No mercado Imobiliário, dado a sua pluralidade de nichos, há a necessidade do desenvolvimento de competências, requisitos técnicos e qualificações diversas, sejam de ordem pessoal e/ou profissional para que seja possível trafegar-se neste mundo extremamente mutável e volátil com alguma perspectiva de sucesso.

Porém, até o presente momento, os componentes deste mercado, em todas as esferas, sejam fornecedores, clientes e mediadores desconhecem as reais possibilidades profissionais de um Tecnólogo em Negócios Imobiliários.

Fala-se muito sobre o profissional de excelência, aquele que reúne todos os requisitos técnicos e/ou qualificações e em busca de uma definição conclusiva sobre este, empregam-se sempre adjetivos que se traduzem nas várias facetas da gestão imobiliária, contudo, fala-se muito pouco ou quase nada sobre a real existência do Tecnólogo em Negócios Imobiliários, esta nova maneira de ocupar o mercado e que não pode e não deve ser associada ao Corretor de Imóveis.

A profissão, não regulamentada, diga-se de passagem, tornou-se objeto de conflito, em razão do conceito túrbido que os Corretores de Imóveis e seus Conselhos Federal, Estaduais e a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis - FENACI têm da mesma, quando apontam semelhanças entre o Tecnólogo em Negócios Imobiliários  e os Técnicos em Transações Imobiliárias. Dado a unilateralidade de suas ações, impostas pela Lei 6.530/78, às quais não se pode extrapolar, sustentam veementemente que "somos todos corretores de imóveis".

Na realidade as profissões surgem e são extintas em razão das necessidades sociais. Quando do surgimento da sociedade capitalista – uma das maiores transformações por que já passou a história da humanidade – as profissões sofreram alterações consideráveis.

Os Tecnólogos em Negócios Imobiliários estão aptos a exercerem uma profissão autorizada e reconhecida, porém ainda não regulamentada, vez que inexiste Lei que dite normas de conduta ética e/ou profissional e nem um Conselho profissional ao qual sejam obrigados a credenciar-se. Desse modo, é importante ressaltar que o profissional pode trabalhar livremente como reza a Constituição Federal desde que não exceda as suas atribuições.

Salientamos, que o fato de uma profissão não ser regulamentada, não quer dizer que o profissional formado não possa trabalhar e muito menos que possa ser impedido de exercer a profissão para a qual possui diploma. A Constituição Federal garante o livre exercício profissional, desde que a atividade seja lícita e não haja reserva de mercado. Sob o ponto de vista legal, a maioria das atividades pode ser exercida livremente independentemente de qualquer regulamentação, conforme autorização expressa na Constituição Federal. O inciso XIII do Art. 5º. e parágrafo único do Art. 170 do texto constitucional estabelecem o princípio básico da liberdade de exercício de qualquer atividade profissional ou econômica, desde que lícita.

Assim, o Tecnólogo em Negócios Imobiliários pode exercer as funções previstas na sua grade curricular, sem excessos. Em resumo, não realize trabalhos para os quais não tem habilitação, pois isso caracterizaria o exercício ilegal da profissão.

No mercado imobiliário, excetue-se apenas àquilo que preconiza a Lei 6.530 de 1978 que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis e no seu Artigo 3º. explicita: Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária. 

Sendo a corretagem imobiliária mais uma opção entre as inúmeras possibilidades de trabalho do Tecnólogo em Negócios Imobiliários, se quiser exercê-la, seja como atividade principal, secundária ou eventual, faça seu credenciamento no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu Estado.

Há de se ressaltar, que por força de resolução do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis - COFECI, os Tecnólogos em Negócios Imobiliários, são equiparados aos Técnicos em Transações Imobiliárias - TTI exclusivamente para fins de inscrição

Como toda e qualquer transformação globalizada, a sociedade capitalista implica em diferentes necessidades. Entre elas, a de profissionais diversos, que atendam à sua finalidade precípua, qual seja, o acúmulo cada vez maior de capital financeiro.

Nos dias atuais não é diferente, porém, constata-se um momento de intensas mudanças no que se refere ao perfil profissional para interagir no mercado imobiliário. Os indivíduos integrantes daquele ou deste contexto empreendem verdadeira “corrida” rumo ao que lhes parece mais promissor do ponto de vista financeiro, que é a mola propulsora da sociedade atual.

- Mas até quando será promissora a profissão escolhida? Acredita-se que até o momento em que seja necessária à sociedade em questão.

O curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários tem como objetivo formar profissionais para atuar no mercado imobiliário. O profissional formado estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor e, sem dúvida, o reconhecimento deste trabalho será conquistado através do exercício consciente, produtivo e eficiente, aliado à relevância dos seus anseios.

É importante mencionar que não há registro da profissão de Tecnólogo em Negócios Imobiliários ou Gestor Imobiliário, que é a atividade fim do Tecnólogo, na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, elaborada desde 1977, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A CBO é o documento normatizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.

Vivemos um outro tempo, o mercado imobiliário é outro, pulsante, cada vez mais técnico, globalizado, abrangendo vários ramos da ciência, cada vez mais profissional, priorizando o planejamento estratégico, as tecnologias de informação e comunicação, a inteligência emocional, o marketing, o estudo, a análise e a pesquisa nos seus mais diversos segmentos. Definitivamente, não há mais lugar para experiências elementares.

O mercado imobiliário sempre buscará profissionais com a melhor qualificação possível e que preencham os requisitos da função. Há de continuar tão ou mais exigente e, com certeza, quem possuir formação superior de qualidade terá mais oportunidades em sua área de atuação.

Profissional competente não precisa de reserva de mercado de trabalho, mas sempre haverá aquele, que por temer a concorrência, seja ela qual for, considere a proteção pessoal, possivelmente concedida por uma reserva de mercado, uma boa ideia, embora isto seja nitidamente nocivo aos interesses da Sociedade Brasileira.

Tal qual a sociedade capitalista, a sociedade do conhecimento ou sociedade da informação – algumas das formas como tem sido denominada a sociedade atual – implica em exigências próprias, surgindo a cada dia uma nova profissão, um novo profissional e com isso advêm novas expectativas onde o que é mais cobiçado cede espaço ao que é mais promissor. 

Assim, as profissões representam uma peculiaridade de cada momento histórico e promovem mudanças irreversíveis para atender as exigências de um novo tempo traduzido num acelerado desenvolvimento tecnológico.

Cuide-se, para não ser substituído!

Prof. Marcos Mascarenhas

2 comentários:

  1. Só tenho a agradecer a este mestre na plenitude da palavra.
    Não agradeço apenas pelo conhecimento técnico que me foi passado, não seja pouco, mais por estes pensamentos e por ter conseguido promover uma mudança de atitudes, de pensamentos, da forma de encarar e de se comportar profissionalmente, o senhor meu Mestre Marcos Mascarenhas me fez abrir a cabeça e adquirir uma sede pelo conhecimento e pela excelência profissional que ninguém antes havia conseguido.
    Nunca será demais dizer muito obrigado.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ronaldo!

      Grato por suas referências elogiosas.

      Forte abraço!

      Excluir