segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CHINA PROMOVERÁ EXPANSÃO DO PROGRAMA PILOTO DE IMPOSTO IMOBILIÁRIO A MAIS CIDADES


A China poderia ampliar o programa piloto de arrecadação de imposto imobiliário a mais cidades dado o drástico aumento nos preços de moradias, previu no domingo o jornal local Securities Daily.

"As expectativas de mudança nas políticas de controle ao mercado imobiliário estão crescendo, e espera-se elaborar gradualmente um mecanismo a longo prazo", antecipou o artigo, assinalando que a expansão de cobertura do citado imposto seria provavelmente uma das primeiras medidas que o governo chinês adotaria.

Os documentos oficiais sobre as reformas mencionam esta medida frequentemente, o que indica sua possível inclusão, afirmou Jia Kang, diretor do Instituto de Estudos Fiscais, subordinado ao Ministério das Finanças.

"A expansão do programa piloto de imposto imobiliário é inexorável. Não só se implantará em mais cidades, mas também será diferente dos atuais em Shanghai e Chongqing", comentou Hu Jinghui, vice-presidente de bacic5i5j.com, uma das principais agências imobiliárias da China.

Hu previu que a prática implantada nas novas cidades cobriará também os imóveis residenciais novos antes da entrada em vigor da medida. "É muito provável que os proprietários com mais de uma moradia tenham que pagar o imposto", acrescentou Hu.

O imposto imobiliário arrecadado em Shanghai e Chongqing se aplica apenas aos imóveis novos e com base nas áreas habitáveis per capita. Além disso, apenas as áreas superiores ao nível médio per capita precisam pagar o imposto de 0,6%, uma quantidade que segundo Hu é insuficiente para deter a especulação.

Segundo os especialistas, não se detectou melhorias depois do início do programa em 2011 nas duas cidades. Jia comentou que as incorporadoras imobiliárias e os funcionários governamentais que possuem diversas moradias podem ser o obstáculo para expansão do imposto imobiliário.

O Departamento Nacional de Estatísticas da China publicará os dados do setor imobiliário em 22 de outubro. O porta-voz da instituição, Sheng Laiyun, assinalou na sexta-feira que o mercado imobiliário do país se tornou mais complicado, já que os preços das moradias das principais cidades começaram a disparar.

Fonte: Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário