quarta-feira, 30 de novembro de 2016

IGP-M ENCERRA NOVEMBRO DE 2016 COM ALTA ACUMULADA DE 7,12% NOS ÚLTIMOS DOZE MESES


Com a queda de 0,03% registrada no décimo primeiro mês do ano, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) acumula valorização de 7,12% nos últimos doze meses. A taxa é superior ao centro da meta inflacionária (4,50%) estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o ano. por outro lado, é inferior à taxa anual de 8,78% registrada na aferição anterior.

Também conhecido como a inflação do aluguel, o IGP-M acompanha mensalmente a oscilação dos preços no mercado atacadista, no mercado varejista e no setor de construção civil. A coleta de preços é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no período compreendido entre os dias 21 (vinte e um) do mês anterior e 20 (vinte) do mês de referência. O indicador é utilizado como referência para a correção de valores de contratos de energia elétrica e aluguel de imóveis.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado (IPA-M) – que mede a variação dos preços no atacado e representa 60% (sessenta por cento) da composição do IGP-M – registrou queda de 0,16% em novembro e acumula valorização de 7,32% nos últimos doze meses.

O Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) – que mede a variação dos preços no varejo e representa 30% (trinta por cento) da composição do IGP-M – registrou alta de 0,26% em novembro e acumula valorização de 7,02% nos últimos doze meses.

O Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) – que mede a variação dos preços na construção civil e representa 10% (dez por cento) da composição do IGP-M – registrou alta de 0,17% em novembro e acumula valorização de 6,09% nos últimos doze meses.

Fonte: Jornal ADVFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário