sexta-feira, 2 de julho de 2010

DESCUBRA O e-MAIL MARKETING!


O e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima para o empreendedor imobiliário na geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes. Criar e enviar uma email newsletter pode alavancar o sucesso de um negócio na Internet. As principais razões para isso são:

Agilidade: O e-mail é uma ferramenta ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecle “send” do software dispara o envio de milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário. A resposta ao email marketing normalmente é imediata através da ação desejada ou simplesmente da confirmação de recebimento.

Mensurabilidade: É muito fácil medir o retorno do e-mail marketing. As estatísticas de seu site vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram; quantas não desejam mais receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.

Interatividade: Um simples link no e-mail possibilita ao destinatário realizar uma ação como retornar uma resposta, visitar um site ou solicitar a sua exclusão da lista.

Alta Taxa de Resposta: Campanhas de email marketing sérias, com comunicação enviada para destinatários que autorizaram o recebimento (opt-in) tem altíssimos índices de retorno.

e-Mail Marketing x SPAM
SPAM é o nome dado a prática, infelizmente muito comum, de se fazer e-mail marketing junto a destinatários que não autorizaram o recebimento de emails. O spam é o mal uso do e-mail marketing. Sem falar nas considerações éticas que por si só já justificariam a não utilização do spam, existem razões comerciais bem objetivas para que você fique longe disso. O retorno é baixíssimo; para cada pessoa que ler seu e-mail, você terá duzentas pessoas zangadas com a sua empresa, além do risco de ser barrado dos principais provedores e ter seu site tirado do ar. Enfim, não se iluda com o baixo preço dos e-mails, o custo do e-mail marketing através de Spam, acabará sendo muitas vezes maior do que o eventual benefício.

e-Mail Marketing que funciona - Opt-in
Opt-in é o processo no qual as pessoas consentem em receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental, você está se dirigindo à pessoas que aceitam ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out).

Newsletter: a principal ferramenta do e-Mail Marketing
Um e-mail newsletter é um boletim periódico enviado regularmente aos seus clientes e visitantes, através do email. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Mas lembre-se, a newsletter só é eficaz se trouxer alguma utilidade para as destinatários tais como informações de valor e, eventualmente, produtos em condições especiais. A newsletter e-CommerceNews, que aborda o assunto e-commerce e se aproxima dos 100 mil leitores é um exemplo de newsletter de sucesso.

Etapas na implantação do e-Mail Marketing
Você pode optar por terceirizar o programa de e-mail marketing, o que eliminaria muitas das etapas seguintes, porém levando-se em consideração os custos e o fato que os seus clientes são o seu patrimônio mais importante, provavelmente você desejará ter o controle total do processo. Para isso, as principais etapas são:
Montar a infra-estrutura. Criar formulários de entrada de dados no site para cadastrar os endereços de e-mail fornecidos, preparar produtos ou benefícios como estímulo para seus visitantes deixarem o endereço e, o mais importante, adquirir um bom e-mail software.

Montar as listas de e-mails
Nos Estados Unidos, são comuns empresas que fornecem listas de e-mail opt-in. No Brasil também existem, mas não são tão comuns e você dificilmente saberá se realmente trata-se de uma lista autorizada. Nossa recomendação é que você construa o seu próprio mailing, com os endereços de seus clientes e visitantes do site. Anúncios em alguma newsletter com público alvo semelhante ao seu, são uma boa forma de trazer visitantes que podem também se cadastrar em seu site.

Adquirir software de envio
Esse é um aspecto muito importante com o qual você não deve se descuidar. Para enviar um e-mail, ou uma dúzia, qualquer programa de correio eletrônico dá conta do recado, mas a medida que sua base de dados vai crescendo, e isso deverá ocorrer, começa a ser imprescindível um bom software. Ele deve ser capaz de enviar rapidamente milhares de e-mails com facilidade, possibilitar a manutenção dos dados sem grandes dificuldades, a inclusão e exclusão automática de assinantes da lista, além de um suporte confiável e atualizações freqüentes. Nossa recomendação aqui é: não hesite em investir algum dinheiro em um bom e-mail software, pois isso vai lhe possibilitar um gerenciamento eficiente do programa e lhe poupar muita dor de cabeça e riscos desnecessários.

Criar conteúdo de qualidade
Você pode utilizar sua base de dados para se manter em contato com seus clientes comunicando oportunidades e lançamentos de imóveis ocasionais ou então, enviar uma “newsletter” periódica, com informações de interesse em sua área de atuação. Particularmente no caso da email newsletter, é importante se preocupar com a qualidade da informação. Procure fornecer conteúdo que de alguma forma possa gerar valor para o destinatário.

Fazer acompanhamento do e-mail-marketing
É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de e-mail marketing, acompanhar o crescimento de sua lista de e-mails e o retorno em termos de vendas. Não se esqueça de ouvir seus clientes. Afinal, eles são a razão da existência de sua empresa. Invista em tecnologia!

3 comentários:

  1. Professor,
    Será que conseguiria com o senhor, orientação como fazer esse email marketing.

    Jeronimo Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, dê uma olhada neste site que ele tem tudo o que precisa saber sobre e-mail marketing: www.targetbox.com.br, desde como fazer até onde fazer.

      Abraços!


      Jonas

      Excluir
  2. Olá Anônimo, dê uma olhada neste site que ele tem tudo o que precisa saber sobre e-mail marketing: www.targetbox.com.br, desde como fazer até onde fazer.

    Abraços!


    Jonas

    ResponderExcluir