segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PREÇO DOS IMÓVEIS NA ESPANHA SOBEM PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 2008


É o maior sintoma de recuperação do mercado imobiliário espanhol desde 2008. O índice de preços dos imóveis na Espanha aumentou 0,8% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, representando a primeira alta desde o início da profunda crise deste setor no outro lado da fronteira.

Os dados do Instituto de Estatísticas da Espanha, publicados nesta segunda-feira, 8 de Setembro, mostram um crescimento homólogo no preço dos imóveis novos (1,9%) – o primeiro desde o quatro trimestre de 2008 – e também de 2% nos imóveis usados, a maior alta desde os últimos três meses de 2007.

A quebra mais profunda neste índice aconteceu no terceiro trimestre de 2012, quando baixou 15,2% face ao período homólogo. A partir daí, as descidas foram mais suaves, até acontecer agora esta primeira subida homóloga, que está sendo interpretada na Espanha como um sinal mais consolidado dessa tendência para o fim da crise no mercado imobiliário.

Ainda segundo o jornal El País, o País Basco foi a única região em que o preço dos imóveis continuou a cair entre Abril e Junho (-1,4%), enquanto os maiores aumentos foram registados na Comunidade Valenciana (2,3%) e em Múrcia (1,2%).

Ainda assim, e apesar dos esforços para vender o quanto antes este tipo de ativos, a carteira de habitações, escritórios, terrenos e outros imóveis nas mãos das 13 principais entidades financeiras do país continua a crescer. No primeiro semestre somou mais 6.100 milhões, para um total de 90.200 milhões, o valor bruto registado nos balanços dos bancos.

Fonte: Jornal de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário