terça-feira, 25 de novembro de 2014

FRANÇA, RUSSIA E REINO UNIDO LIDERAM EM ÁREAS DE CENTROS COMERCIAIS NA EUROPA


A Rússia ultrapassou o Reino Unido, sendo atualmente o segundo país da Europa com maior área de centros comerciais, segundo a nova edição do European Shopping Centre Development, publicado semestralmente pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W).

França mantém-se como o país com maior área, totalizando 17,6 milhões de metros quadrados de espaços comerciais, seguido da Rússia com 17,5 milhões e Reino Unido com 16,7 milhões.

A Europa Central e do Leste totalizarão 81% dos novos centros comerciais com abertura prevista até ao final do ano, em grande parte pelos muitos projetos em construção na Rússia e na Turquia. Estes dois países somaram 1,1 milhões de metros quadrados de novos centros comerciais no primeiro semestre de 2014, sobretudo aberturas de grandes projetos.

A Rússia tem ainda 4,57 milhões de metros quadrados em construção com aberturas previstas até ao final de 2015 – o que fará com que seja este país com maior área de centros comerciais da Europa. Um destes projetos é o Avia Park em Moscovo que terá 230.000 m2 de área comercial e deverá abrir até ao final de 2014. A área de centros comerciais na Europa chegará aos 161,4 milhões de metros quadrados até ao fim deste ano, o que representa um crescimento de 4,5%.

No primeiro semestre de 2014, abriram 53 novos comerciais na Europa, dos quais 12 se localizam na Rússia. Em Portugal, foi apenas inaugurado um centro comercial em 2014, o Alegro Setúbal com 42.500 m2 (expansão do Jumbo de Setúbal) e não existem centros comerciais em construção. No total, existem 120 centros comerciais abertos que totalizam cerca de 3 milhões de metros quadrados.

Fonte: Make Money / IMOnews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário