segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DIRETO DE PORTUGAL: MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA CRESCE 51% NUM ANO


O sector imobiliário parece mesmo estar a revitalizar. Não são só os números do investimento estrangeiro que contribuem para a saúde desta fileira. Nem as modestas melhoras verificadas na construção ou a ligeira subida do número de prédios em reabilitação. Como tudo funciona em cadeia, não será de estranhar o boom de agências registadas este ano. Até 31 de Outubro, existiam 3316 licenças de mediação imobiliárias válidas. Ou seja, mais 51% de títulos do que em 2013, e mais 197% do que durante todo o ano de 2012, disse ao i fonte do Instituto da Construção e do Imobiliário (Inci). Registou-se assim uma inversão da tendência já que em 2013 houve um período de diminuição progressiva do número de novas licenças de mediação. Segundo o Inci, esta alteração tem a ver com o novo regime jurídico da actividade de mediação imobiliária (lei n.o 15/2013, de 8 de Fevereiro), a partir da qual houve uma simplificação dos requisitos de acesso e permanência dos agentes. Deixou de ser obrigatório a exclusividade desta actividade, e os empresários em nome individual puderam começar a exercê-la.

O Inci prevê ainda que, face ao número de operadores reportados em Outubro, venha a ser possível que o ano termine com mais 800 novas licenças.

A Century 21 está em consonância com estes números. Segundo o seu director- -geral, Ricardo Sousa, este está a ser o melhor ano da mediadora, em Portugal. "Considero que o mercado imobiliário em Portugal está a viver actualmente um momento único", afirmou o profissional ao i . "Esta situação deve-se especialmente ao facto de ter existido, nos últimos anos, uma correcção dos preços dos imóveis, garantindo o investimento imobiliário como seguro."

Só este ano, a Century 21 pretende completar uma rede de 75 agências. Por sua vez a ERA, que iniciou actividade em 1998, seis anos mais cedo que a Century 21, pensa chegar às 180 lojas no final de Dezembro e às 200 em 2016. Em 2014, já abriu 24 lojas, o que representa um aumento de 54% face ao período homólogo, confidenciou-nos o director-geral da empresa, Miguel Poisson. Tal como o mercado em geral, 2012 foi particularmente difícil para esta mediadora. "Nos últimos três anos, fechámos uma média de 10 lojas por ano", informou a Poisson. Já para a Century 21 o ano negro foi 2006. Encerrou 12 agências nesse ano.

"Nos últimos anos existiu, erradamente, a percepção negativa do sector de mediação imobiliária e as suas potencialidades de negócio. Este facto condicionou de forma negativa o ritmo de abertura de novas agências", esclareceu Ricardo Sousa.

A Remax, que espera terminar 2014 com 200 lojas, está a passar pelo seu melhor ano, graças à abertura de 26 novas agências e da estreia do segmento de luxo. O pior ano da mediadora foi 2011. Fechou 35 agências. Para esta empresa o fecho de uma loja representa 3% da facturação.

Ironicamente, 2014 regista também o maior número de fechos de agências, desde há dois anos. Foram 464 as licenças canceladas até ao fim de Outubro, informou-nos o Inci. Seja como for, o saldo líquido é positivo e superior ao registado em 2012.

Solange Sousa Mendes - Ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário