quarta-feira, 26 de novembro de 2014

FINANCIAL TIMES: CONSTRUTORA BRITÂNICA É INVESTIGADA NO BRASIL


O jornal Financial Times publicou nesta segunda-feira (24/11) uma matéria sobre supostas operações ilegais de uma empresa britânica, o EcoHouse Group, no Brasil. 

"Um grupo imobiliário britânico que arrecadou dinheiro junto a investidores internacionais para participar de um emblemático programa de habitação social do governo brasileiro não aparece nos registros oficiais do programa e agora é alvo de uma investigação criminal", diz o artigo escrito por Joe Leahy e Thalita Carrico.

O EcoHouse Group, a empresa que a polícia brasileira está investigando por suposta fraude e outros delitos sobre os fundos arrecadados de investidores no Reino Unido, Cingapura e outros países, afirmou que estava construindo projetos para o Minha Casa, Minha Vida, programa de moradias de baixo custo do Brasil.

Porém, ela não consta na lista do governo das empresas construtoras participantes do programa, que o Financial Times obteve por meio de um pedido de liberdade de informação.

“Em resposta à necessidade do Brasil de moradia social, a EcoHouse constrói casas pelo programa do governo brasileiro Minha Casa, Minha Vida”, diz o site da empresa, que é dirigida pelo empresário Anthony Armstrong Emery. As ligações aos escritórios da companhia em Londres e no Brasil não foram atendidas.

O artigo prossegue: "Armstrong Emery, um extravagante empresário que patrocina equipes de futebol no Brasil e na Itália, gerou nos últimos anos uma onda de publicidade na mídia internacional com sua ideia de arrecadar investimento no mundo todo para as moradias de baixo custo no Brasil.

O governo brasileiro colaborou através de bancos estatais e construtoras do setor privado no programa Minha Casa, Minha Vida, para entregar em torno de 1,7 milhões de unidades de moradias subsidiadas e nos próximos anos planeja entregar mais do dobro desse número.

Mas no final de outubro, a polícia federal e as autoridades fiscais brasileiras anunciaram que estão investigando a EcoHouse Group por suposta lavagem de dinheiro, evasão fiscal, crimes tributários e formação de quadrilha. Os investigadores disseram que estavam examinando os fundos que chegam a um total de 150 milhões de reais (59,6 milhões de dólares) que haviam administrado durante mais de cinco anos", informa a matéria.

As autoridades deram o nome de “Operação Godfather” à investigação – uma referência ao apelido que Armstrong Emery ganhou da mídia no Rio Grande do Norte, um dos estados onde ele promoveu alguns projetos da empresa. Ele também já fez referências a desenvolvimento de trabalhos no Rio Grande do Sul.

Entretanto, uma lista de construtoras obtida do Ministério das Cidades pelo Financial Times mostrou que a empresa de Armstrong Emery não é considerada um participante oficial do Minha Casa, Minha Vida.

Os dois bancos estatais que comandam o programa, Banco do Brasil e Caixa Econômica, também confirmaram que não ouviram falar da empresa.

Apesar disso, o site da EcoHouse apresenta material publicitário onde diz ser filiada ao programa, incluindo uma pessoa caracterizada como gerente da agência local da Caixa, além de conselheiros municipais e autoridades do governo de estado.

No início deste mês, a EcoHouse anunciou que estava “suspendendo” as operações em todo o mundo e colocando a EcoHouse Developments Ltd, com registro na Inglaterra, em “administração”, devido a uma “inesperada intervenção” da polícia federal brasileira.

O grupo disse que a investigação foi o resultado de “acusações maliciosas, inexatas e imaginárias” de concorrentes e “ex-proprietários de terras” e que os ganhos de 33 milhões de libras em ativos no Brasil seriam repatriados, dependendo da ação da polícia. “Os advogados brasileiros da EcoHouse estão preparando uma impugnação (sobre as acusações), mas devido à natureza do processo judicial brasileiro poderiam passar muitos meses antes que rendam frutos”, disse no comunicado.

Armstrong Emery não pôde ser localizado para fazer comentários", informa a matéria doFinancial Times.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário