quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PREÇO DE IMÓVEIS ENCERRA 2011 COM ALTA DE 26%

Preços ainda em alta, mas em ritmo notadamente menor. Esse foi o retrato do mercado imobiliário em sete capitais brasileiras em 2011, principalmente no segundo semestre, quando a alta dos valores dos apartamentos esfriou. De agosto a dezembro de 2011, o preço médio do metro quadrado subiu 6,1% contra 9% no mesmo período um ano antes, segundo o índice FipeZap - a série do indicador começa em agosto de 2010. No acumulado do ano, o avanço é de 26%. Em dezembro, a elevação do índice geral foi de 1,1%, a menor do ano, após um pico de 2,7% em abril.

O esfriamento da atividade econômica do Brasil explica, em parte, esse resultado. "A desaceleração da economia, já observada em vários indicadores, se reflete também no mercado imobiliário", afirma Eduardo Zylberstajn, economista coordenador do FipeZap. "O movimento de alta dos imóveis foi muito expressivo e os preços atingiram níveis que começam a ficar difíceis de se compatibilizar com uma parcela importante da população, então é natural que o mercado busque um novo nível", completa.

Fonte: Estadão

Nota do Editor: O Índice FIPE ZAP de Preços de Imóveis Anunciados é o indicador de preços de imóveis - o principal termômetro do mercado imobiliário brasileiro - produzido em parceria entre a FIPE e o ZAP e abrange as seguintes capitais: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Clique no link http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap/default.aspx para acessar a página do ZAP IMÓVEIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário