sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CHINA: VENDA DE IMÓVEIS EM SHANGHAI CAI 14% EM 2011 DEVIDO AO ESFRIAMENTO DO GOVERNO

Shanghai Tower

As vendas de imóveis comerciais e residenciais em Shanghai, leste da China, caíram anualmente 13,8% em 2011, quando o governo tomou medidas de controle para esfriar o mercado.

As incorporadoras imobiliárias em Shanghai venderam 17,7 milhões de metros quadrados de imóveis comerciais e residenciais no ano passado, disse hoje Yan Jun, economista-chefe do departamento municipal de estatísticas de Shanghai.

A venda de imóveis residenciais diminuiu 12,6%, chegando a 14,7 milhões de metros quadrados, disse Yan, acrescentando que a rápida alta dos preços de imóveis foi controlada acentuadamente em Shanghai.

Os preços de novos apartamentos comerciais registraram uma queda mensal de cerca de 3% no último trimestre de 2011, em comparação com o aumento de 1,1% registrado em janeiro e o crescimento zero no terceiro trimestre, de acordo com as estatísticas.

  O investimento no setor imobiliário do centro financeiro e comercial da China cresceu 9,6%, atingindo 217 bilhões de yuans (US$ 34,4 bilhões). Do total, 22,1% foi gasto na construção de moradias de preços acessíveis.

Outras grandes cidades da China, como Beijing e Guangzhou, também registraram queda nos preços de imóveis graças às medidas reguladoras estritas, incluindo restrição à compra, taxa de empréstimo mais alta, elevação da taxa de entrada para a segunda moradia, proibição de empréstimos para a terceira moradia e construção de moradias de preços acessíveis.

As vendas de imóveis comerciais em Beijing e Guangzhou em 2011 diminuíram 13,9% e 15,2%, respectivamente.

O mercado de imóveis da China deve enfrentar mais pressão este ano, já que o governo central pretende manter as medidas de controle.

Fonte: Xinhua-CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário