sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BOLHA IMOBILIÁRIA ESPANHOLA: BANCOS ESPANHÓIS CONSTROEM PARA SAIR DA CRISE IMOBILIÁRIA

Num terreno cheio de mato, o banco Bankia está montando sua resposta a uma crise bancária e imobiliária que deixou a Espanha com cerca de 1 milhão de moradias desocupadas. A estratégia do banco é construir mais casas.

O Bankia e uma incorporadora local planejam construir um complexo residencial de 212 unidades, com uma academia de ginástica e um cinema neste endereço no centro de Madri onde antes havia uma rodoviária. As obras devem começar em breve, ainda que as vendas de propriedades existentes estejam praticamente em zero e só 45 dos novos apartamentos planejados tenham sido vendidos.

"O mercado está estancado", disse César Cabal, um corretor imobiliário que trabalha com as incorporadoras.

O impulso para continuar construindo num mercado imobiliário afogado em propriedades vazias ilustra a magnitude da crise bancária que a Espanha atravessa. O estouro da bolha imobiliária no país entulhou os bancos não apenas com residências desocupadas, mas também com bilhões de euros em terrenos ociosos.

Mas em vez de contabilizar os terrenos como uma perda e tentar vendê-los, o Bankia e seus concorrentes começaram a construir em terrenos escolhidos a dedo. Em alguns casos, há compradores na fila, mas em outros, não.

Um porta-voz do Bankia disse que o banco está construindo só em áreas de alta demanda, como o centro de Madri, e que os novos projetos são uma maneira inteligente de dar novo valor a um ativo morto.

Havia cerca de 700.000 moradias desocupadas em fins de 2010, de acordo com os números oficiais mais recentes já divulgados. Incluindo-se as propriedades confiscadas, alguns economistas e consultores imobiliários estimam que o total poderia chegar a 1,5 milhão.

Foram registrados 19.457 inícios de obras de novas residências no terceiro trimestre do ano passado, 7% a menos que no segundo e 5% abaixo do mesmo período de 2010. Ernesto Tarazona, da construtora Knight Frank España SA, calcula que os bancos e caixas econômicas da Espanha construirão entre 5.000 e 6.000 novas moradias nos próximos dois anos.

Os bancos estão torcendo para que o moribundo mercado imobiliário espanhol volte à vida. Mas é uma aposta arriscada num país com mais de 22% de desemprego e perspectivas de crescimento incertas.

Os bancos estão em busca de compradores no exterior. Com políticos espanhóis a tiracolo, eles já fizeram encontros com potenciais investidores no Reino Unido, na Holanda, na Alemanha e na Suécia. Eles serviram vinho e presunto espanhol, e exaltaram o clima ensolarado e o estilo de vida tranquilo da Espanha.

Mesmo vendas pequenas poderiam ajudar a beneficiar certos bancos na Espanha. Mas há temores de que construir mais moradias vá derrubar ainda mais os preços, aumentando os problemas do mercado imobiliário e, por extensão, os dos bancos.

Desde o estouro da bolha imobiliária, no início de 2008, o setor financeiro espanhol tem sido assombrado por receios de que ele tenha adiado uma limpeza profunda de seus estimados 176 bilhões de euros (US$ 224 bilhões) em ativos problemáticos em seus livros. Os bancos tinham reservado fundos para cobrir cerca de um terço dessa quantia.

O Banco de España, o banco central, já forçou uma leva de consolidação e recapitalização, o que criou novas instituições como o Bankia, resultado da fusão forçada de sete caixas econômicas regionais. Nos últimos dois anos, a Espanha já injetou um total de 22,3 bilhões de euros no seu setor bancário, em verbas estatais ou em recursos de seu fundo garantidor de depósitos, e não atraiu muita atenção dos mercados, já que os temores quanto à crise de dívida europeia mudaram-se para a Itália.

O novo ministro da Fazenda espanhol, Luis de Guindos, disse este mês que o setor ainda precisa de mais 50 bilhões de euros para assimilar perdas em sua carteira de imóveis. Ansioso para evitar um resgate com dinheiro público, Guindos disse que o dinheiro viria do próprio lucro dos bancos durante vários anos, depois de uma nova rodada de fusões.

Ainda assim, muitos economistas duvidam que isso seja suficiente. A menos que os bancos comecem a gerar lucros o bastante para absorver as perdas, o setor poderia precisar de um socorro bancado pelo governo ou instituições internacionais, disse José Garcia Montalvo, professor de economia da Universidade de Pompeu Fabra, em Barcelona.

Mas mesmo se o governo resolvesse intervir, agora ficou muito caro fazê-lo. A Espanha tem pagado juros recordes em sua dívida e teria muito mais dificuldades para levantar os fundos necessários do que seis meses atrás. O juro que o país precisa pagar a seus credores tem ficado entre 5% e 6% nos últimos meses, perto de um nível insustentável de pagamentos para o governo no longo prazo.

Os problemas derivados da explosão do mercado imobiliário têm praguejado os bancos espanhóis desde que o boom dos imóveis começou a fraquejar em 2007. No ano anterior, o país construiu mais moradias do que a Alemanha, o Reino Unido e a Itália juntos, segundo dados da Federação Europeia de Hipotecas.

Analistas e investidores dizem que a prática de construir em terrenos baldios é um entre vários fatores que ajudaram os bancos a obscurecer o tamanho de perdas inevitáveis. Eles dizem que os bancos também têm refinanciado empréstimos a incorporadoras que em muitos casos têm poucas esperanças de quitar a dívida.

Os bancos espanhóis têm cerca de 338 bilhões de euros em exposição ao setor imobiliário, na maior parte por meio de empréstimos a incorporadoras, segundo dados do banco central. Esse número não caiu nos últimos três anos, apesar de uma onda de concordatas de incorporadoras depois da queda do mercado.

Joaquín Maudos, professor de economia da Universidade de Valencia, disse que a estatística indica que os bancos continuam a refinanciar empréstimos, em vez de dar baixa contábil. "Estão fazendo maquiagem nesses empréstimos", disse ele.

Cabal, o corretor de imóveis, está vendendo propriedades do projeto do Bankia no centro de Madri. Os apartamentos terão sistemas de aquecimento instalados ao pé das paredes e um aparelho que pode abrir as persianas automaticamente, ligar a lavadora de roupas ou chamar os bombeiros. O banco os está vendendo por 4.500 euros o metro quadrado e dividindo a receita com a incorporadora.

"O pessoal está escondendo o dinheiro embaixo do assoalho e não vão tirar de lá enquanto as coisas não melhorarem", disse Cabal. "Com os temores do euro, estamos todos paralisados de medo" de não vender os apartamentos.

Por SARA SCHAEFER MUÑOZ e ILAN BRAT de Madri

Nenhum comentário:

Postar um comentário