sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EM 2006 NA FED FAZIAM-SE PIADAS COM A CRISE IMOBILIÁRIA

Em 2006, com a crise imobiliária já em curso, e a 12 meses do início da grande crise financeira, membros da Fed, como Timothy Geithner (foto) faziam piadas sobre mercado de imóveis. Com a crise imobiliária já em curso nos Estados Unidos, as reuniões da Reserva Federal norte-americana eram animadas com piadas de vários membros sobre as estratégias de venda adoptadas pelos construtores de casas. Timothy Geithner, então presidente da FED de Nova York , e depois escolhido por Obama para liderar o Tesouro, era um dos mais despreocupados. E também um dos que mais louvava o legado de Alan Greenspan.

As conclusões estão hoje vertidas no "New York Times" que consultou as minutas que são divulgadas cinco anos após as reuniões, tendo tido assim acesso aos relatos de 2006. "Os membros riam-se sobre os carros que os construtores ofereciam como bónus de venda e sobre os esforços para fazerem parecer que casas vazias estavam ocupadas. Gozaram também com a afirmação de um construtor que afirmou que os inventários estavam a 'disparar pelo telhado'", escreve o jornal.

O desespero dos construtores face ao início do rebentar de uma bolha especulativa sem precedentes no mercado imobiliário não impressionava a autoridade monetária. Nem as suas causas ou sequer as possíveis consequências na economia mereciam especial atenção. Em Dezembro de 2006, Timothy Geithner afirmou, por exemplo, "Pensamos que os fundamentais da expansão permanecem bons para o futuro".

Susan Bies, também membro da Fed, partilhava a opinião geral de que a principal ameaça à economia continuava a ser a inflação, argumentando que uma queda no mercado imobiliário poderia até ser benéfica, já que canalizaria dinheiro para outros investimentos.

Nessa altura, e a menos de um ano do início da crise financeira no Verão de 2007, os membros da Fed continuavam a adorar Alan Greenspan – que deixara a Fed em Janeiro de 2006 – por ter conduzido a política monetária durante um dos períodos de maior expansão dos EUA. Segundo o jornal, Geither afirmava então que a total grandesa de Alan Greenspan ainda não era reconhecida.

Hoje são muitos os que consideram que as políticas de Alan Greenspan, em especial juros demasiado baixos por demasiado tempo e uma forte pressão para a desregulação financeira, foram ingredientes essenciais na maior crise financeira da história mundial e na maior recessão desde 1930.

"É embaraçoso para a Fed", afirma ao jornal Justin Wolfers, um professor de economia da Universidade da Pensilvânia, que acrescenta: "Vemos que estavam conscientes de que o mercado imobiliário estava a rebentar, mas não estabeleciam qualquer conexão entre o mercado imobiliário e os mercados financeiros".

O economista frisa, no entanto, outro aspecto relevante de contexto: "É também embaraçoso para a Economia", afirmou, acrescentando: "Eu apostaria que se tivéssemos acesso às transcrições de qualquer outro economista, creio que teríamos o mesmo tipo de material".

Fonte: Jornal de Negócios Online

Nota do Editor:
FED - Sistema de Reserva Federal ( em inglês), Federal Reserve System, mais conhecido como Federal Reserve e, informalmente, como The Fed) é o sistema de Bancos Centrais dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário