sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SENADORES CELEBRAM DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS

É issso aí, Senador. Atitude positivíssima!!!

Na segunda-feira (15), às 11h, está marcada sessão especial do Senado para comemorar o Dia do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto. O requerimento solicitando o evento é do senador Gim Argello - PTB-DF(Foto).

Segundo o parlamentar, a profissão surgiu no século 20, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis passasse a ser constante, a partir de anúncios publicados em jornais. Nessa época, observou, o corretor de imóveis era conhecido como agente imobiliário.

Em 1978, uma lei assinada pelo então presidente Geisel (Lei 6.530/78) regulamentou a profissão do corretor de imóveis e trouxe vantagens para a categoria, que passou a ter mais preparo para atuar no mercado, segundo informações do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Nessa ocasião, alguns estados passaram a exigir cursos de formação profissional para os corretores.

Nos anos 80, a profissão foi consolidada e organizada em todo o país, e, até a década de 90, foram criados 24 conselhos regionais da categoria, com objetivo de fiscalizar o exercício profissional, conforme o Cofeci.

Gim Argello observou, no entanto, que o surgimento da categoria ocorreu muito antes dessa profissionalização. Foi na década de 30, durante o governo Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Nos anos 40, esses profissionais já faziam parte de um grupo organizado e reconhecido pela sociedade.

O senador destacou a importância desses profissionais no atual mercado de trabalho:

“O mercado não comporta profissionais com baixa qualificação. A complexidade da intermediação imobiliária inclui aspectos jurídicos e econômicos, exigindo pessoal bem preparado, tanto do ponto de vista técnico como ético”, afirma. (Grifo nosso)

Atualmente, acrescentou Gim Argello, o corretor avalia imóveis, dá consultoria sobre investimentos no mercado imobiliário, vende consórcios imobiliários, dá assistência à obtenção de financiamentos para aquisição de imóveis e ajuda o cliente a fazer a melhor escolha de acordo com sua condição financeira.

Fonte: Helena Daltro Pontual / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário