quarta-feira, 10 de agosto de 2011

IGP-M VOLTOU A APRESENTAR VARIAÇÃO POSITIVA

SÃO PAULO, 10 de agosto (Reuters) - O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) voltou a apresentar variação positiva, conforme os custos no varejo e no atacado voltaram a subir, contrabalançando um arrefecimento na construção.

O indicador teve alta de 0,22 por cento na primeira prévia de agosto, ante queda de 0,21 por cento em igual período de julho, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 0,28 por cento, contra baixa anterior de 0,36 por cento.

O IPA agrícola passou de queda de 1,17 por cento na primeira prévia de julho para alta de 0,80 por cento na primeira de agosto. O IPA industrial passou de recuo de 0,07 por cento para elevação de 0,10 por cento.

As maiores altas individuais de preços no atacado foram de carne bovina, suínos, açúcar cristal, soja em grão e bovinos.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,07 por cento nesta apuração, ante variação negativa de 0,20 por cento antes.

Os custos do grupo Alimentação diminuíram o ritmo de queda, de 1,09 para 0,25 por cento. Os de Transportes passaram de baixa anterior de 0,36 por cento para alta de 0,12 por cento.

As principais elevações individuais de preços no varejo foram de aluguel residencial, plano e seguro saúde, limão, vagem e leite longa vida.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,16 por cento, ante 0,66 por cento.

Reportagem de Vanessa Stelzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário