quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

PROPTECH: O CHOQUE DO NOVO


A Proptech transformará o setor imobiliário; esse é o burburinho em praticamente todos os eventos do setor. Cinco anos atrás, ninguém estava falando sobre isso e agora todo mundo está. Para os disruptores digitais, a propriedade é um dos poucos setores da economia que permanece mais ou menos território virgem, e eles estão se reunindo para colonizá-la.

Atualmente, existem mais de 7.000 empresas de tecnologia de ponta em todo o mundo, de acordo com James Dearsley, co-fundador da plataforma global da comunidade de tecnologia de ponta Unissu. “Sabemos que as coisas podem ser feitas mais rapidamente, de forma mais eficaz e lucrativa com a tecnologia, e uma das razões pelas quais há tanto apetite por fazer as coisas de maneira diferente é que, até o momento, o setor imobiliário é quase o menos inovador”, Dearsley proclama.

Ter as habilidades necessárias para gerenciar e utilizar novas tecnologias será um dos fatores diferenciadores cruciais que determinam o sucesso dos negócios imobiliários no futuro, sugere Thomas Herr, chefe de inovação digital da CBEA na EMEA: “Não é a tecnologia que irá atrapalhar indústria imobiliária, mas a capacidade das empresas de adotá-lo e educar seus funcionários sobre isso. ”

Pesquisas recentes sugerem que os profissionais da propriedade não confiam em sua capacidade de explorar completamente as mais recentes inovações digitais. Em 2018, um questionário sobre o impacto da proptech na pesquisa realizada pela RICS, Universidade de Teesside, empresa de tecnologia GoReport e empresa de pesquisa Trident descobriu que 95% dos entrevistados acreditavam que isso representava uma oportunidade para os pesquisadores, e 88% pensavam que isso teria um impacto positivo No entanto, 57% pensaram que não entendiam completamente a proptech e apenas 40% consideravam que tinham as habilidades necessárias para adotá-la completamente.

Que tipo de habilidades serão necessárias para aproveitar a oportunidade oferecida pela proptech? Os pesquisadores de amanhã precisarão desenvolver inteligência em computação de alto nível, juntamente com suas habilidades atuais e mais tradicionais?

O futuro dos dados no setor imobiliário

O CEO da GoReport, Anthony Walker FRICS, acredita que não: “Minha opinião como pesquisador que entrou no setor de tecnologia é que as habilidades, conhecimentos, experiência, experiência e pensamento reflexivo exclusivos dos pesquisadores sempre devem permanecer”, diz ele. “É sobre como a tecnologia pode aumentar essas habilidades essenciais com uma inteligência poderosa. Não precisamos nos tornar codificadores ou analistas de dados, porque essas são funções especializadas por si só. Eles são difíceis de entender e, se não tomarmos cuidado, isso pode diluir o papel do agrimensor. "

"A principal habilidade que devemos desenvolver é o design thinking, a capacidade de implementar processos que possam gerar uma solução criativa de problemas, porque é aí que os clientes veem o maior valor nos serviços que compram dos agentes imobiliários/inspetores".

A tecnologia apenas aumentará a ênfase no insight humano, argumenta Dan Hughes, fundador do consultor de tecnologia imobiliária Alpha Property Insight: “A inspeção, esteja você produzindo uma lista de quantidades ou uma avaliação, é muito orientada por processos, e esses processos serão mais automatizados porque é a coleta de dados e a análise de dados em que os computadores são realmente bons. No passado, ensinamos as pessoas a fazer um determinado processo, mas, no futuro, coisas como pensamento crítico, julgamento e ética se tornarão mais importantes à medida que a tecnologia retira a parte do processo, enquanto os humanos são deixados para fazer a parte humana. ”

No entanto, Kevin Thomas FRICS, reitor associado (internacional) da Escola de Ciências, Engenharia e Design da Universidade de Teesside, acredita que a análise de dados será responsável por uma parte cada vez mais significativa da carga de trabalho de um pesquisador. “A Proptech nos fornecerá um conjunto de dados mais rico e informações mais analíticas. Os profissionais terão que desenvolver suas habilidades para analisar e interpretar esses dados, mas grande parte do software proptech faz isso por você, por isso é necessário aprender a navegar por esse software. ”

Algumas empresas que podem pagar estão contratando analistas de dados para garantir que a base seja coberta, acrescenta Thomas. “No momento, isso funciona para empresas maiores, mas, a longo prazo, precisamos garantir que os novos graduados que ingressam na profissão tenham habilidades de dados, para que possam atuar como pioneiros nas empresas menores. Eventualmente, os pesquisadores vão aprender essas habilidades e você não precisará de cientistas de dados. ”

No futuro imediato, no entanto, as empresas precisarão decidir se desenvolverão sua infra-estrutura de dados e capacidade de análise de dados internamente ou se serão distribuídas para especialistas, diz Hughes. “Agora estamos no estágio em que as pessoas estão começando a ir além do que fizemos anteriormente - que é aumentar a equipe de TI - para pensar se precisam de ajuda com a estratégia digital, o que exige habilidades diferentes. O setor imobiliário é usado para terceirizar funções como avaliação ou gerenciamento de instalações. A maioria dos desenvolvedores e investidores são empresas bem pequenas em termos de pessoas. Deveríamos adotar a mesma abordagem com a tecnologia, mas ainda não chegamos lá.”

Bossing it

Enquanto os profissionais de propriedade comum precisarão melhorar sua compreensão da tecnologia, os chefes da indústria também exigirão uma compreensão mais firme das soluções que precisam implementar, diz Sean Godoy, fundador e diretor da consultora Divercity Property Solutions, com sede em Joanesburgo. “Os tomadores de decisão precisam estar cientes das possibilidades da tecnologia em nível estratégico. No passado, as empresas recrutavam diretores de sustentabilidade e agora podem precisar contratar um profissional co habilidades específicas, como alguns bancos fizeram, para que possam acompanhar as novas ferramentas disponíveis ”.

Enquanto isso, a tecnologia que sustentou a ascensão dos conceitos de “espaço como serviço” exigirá o desenvolvimento de uma base de habilidades mais diversificada, argumenta o estrategista de tecnologia Antony Slumbers. “Se você olhar para empresas como a WeWork e o The Office Group, elas são uma combinação de hospitalidade, local de trabalho e imóveis, que anteriormente eram negócios separados. Desenvolver e prestar um serviço requer muito mais habilidades, por isso está ampliando todo o escopo do que significa estar no setor imobiliário. ”

Na maioria das vezes, o sucesso das empresas imobiliárias na era da tecnologia dependerá não se eles têm um profundo entendimento de como a tecnologia funciona, mas se têm as habilidades necessárias para administrar e empregar com sucesso, sugere Herr. “As empresas precisam de uma boa visão geral de qual tecnologia está disponível e um bom entendimento da arquitetura de software em suas empresas, para que não acabem com muitos aplicativos diferentes que não estão interligados. E eles precisam ter as habilidades necessárias para aplicar os aplicativos”, diz ele.

Algumas empresas podem ficar tentadas a deixar o pioneirismo para outras e esperar até que aplicativos testados e re-testados surjam antes de adotar a proptech. Essa abordagem traz seu próprio risco, diz Thomas. “Quem é um dos primeiros a adotar corre um risco, pois as tecnologias podem não ser bem desenvolvidas, mas acredito que os primeiros a adotarem tendem a ser os que obtêm sucesso no final. Eles conseguem atender mais rapidamente seus clientes, desenvolver conhecimentos e expandir sua base de clientes. O risco de não se envolver com isso agora é que você fica para trás.”

Walker aceita que pesquisadores ocupados, focados em ganhar honorários, se sintam relutantes em investir o tempo necessário para realmente adotar novas maneiras de trabalhar, mas alerta que, a longo prazo, a falha em fazê-lo se mostrará ainda mais cara: “ deseja mais relatórios em papel. O mundo seguiu em frente; as pessoas querem informações instantâneas na ponta dos dedos para tomar decisões ”, diz ele. “Para os pesquisadores que não conseguem capturar dados por meios eletrônicos, esse problema só se tornará mais grave. A menos que adotem a tecnologia, terão cada vez mais dificuldade em ganhar trabalho.”

Fonte: RICS: Royal Institution of Chartered Surveyors

NOTA DO EDITOR: Proptech nada mais é que uma das muitas expressões relacionadas à tecnologia nos negócios: fintechs provavelmente sejam as mais populares, mas também existem as greentechs, infratechs e construtechs, estas últimas corriqueiramente confundidas com o conceito de proptech.
Na definição de Angelica Donati, articulista da Forbes, fundadora de proptechs e empreendedora do mercado imobiliário, proptech (property technology) é o acrônimo utilizado para descrever todas as tecnologias aplicáveis ao espaço do setor imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário