sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA COMO INDICADOR DE MERCADO E SUA APLICABILIDADE E VIGÊNCIA


Previamente à realização de uma Análise do Mercado Atual, deve ser efetuada uma reflexão preparatória, tendo em conta algumas questões que acompanham o desenvolvimento de espaços para habitação.

Assim sendo, para a determinada ponderação e análise, fatores como a localização, exposição solar, o tráfego e estacionamento, a qualidade do espaço para lazer, o estudo de mercado, a lei da procura e da oferta, bem como o timing para lançar um produto, são tidos em conta, quando se faz um retrato ou análise de qualquer tipo de imóvel.

Inicialmente, não há razões para prever que surjam dificuldades de colocação dos imóveis futuros no mercado, e nesta avaliação foram tidas em consideração as seguintes particularidades:

· A avaliação de um imóvel desta natureza (terreno para construção) não abrange todos os detalhes da negociação e, embora se possam utilizar índices unitários de mercado, no seu conjunto, o seu preço pode afastar-se, de regras de mercado livre e concorrencial. Por esta razão, será levado em conta uma posição prudente deixando a especulação ao critério dos negociadores;

· Os fatores demográficos apresentados, anteriormente, poderão estar ultrapassados e não se pode prever o futuro com tanta clareza. Sabe-se que se trata de uma zona em consolidação, com boa localização e por conseguinte bastante apetecível.

Aplicabilidade e vigência

As situações de heterogeneidade dos imóveis, a descontinuidade das transações e a subjetividade das motivações de compra e venda também levantam problemas na elaboração de estatísticas de preços e na sistematização de bancos de dados.

Assim, importa ter sempre em conta que a avaliação imobiliária, por melhor que seja a sua execução, não poderá definir com exatidão a forma como um qualquer agente econômico ou até individual se comportará relativamente à transação de imóveis.

É também essencial ter a noção de que uma avaliação de imóvel está limitada no tempo e ao imóvel específico sobre o qual incide. Parece portanto óbvio que a referida avaliação careça de balizamento temporal que possa então transmitir o valor de determinado bem, num determinado lugar, num determinado horizonte temporal para que não sejam alteradas as suas conclusões nomeadamente para alavancar decisões menos acertadas por parte de agentes interessados neste mercado.

Fonte: Tip 4 You

Nenhum comentário:

Postar um comentário