sábado, 28 de dezembro de 2019

iBUYER OU AGENTE TRADICIONAL?


Muito se tem escrito e falado sobre os iBuyers. Inclusive por aqui. Já todos conhecemos empresas com a OpenDoor, Offerpad ou Zillow. Muitos nos dizem que estas empresas vão revolucionar o mercado, acabar com a mediação tradicional e passar a desempenhar um papel determinante no mercado.

Mas e afinal, o que pensam os proprietários / vendedores sobre isto? Escolheriam eles trabalhar com iBuyers, dispensando o agente imobiliário? A Houston Association of Realtors desenvolveu uma pesquisa para procurar obter algumas respostas. E num mundo tão tecnológico e revolucionário nesta perspectiva, as respostas acabam por ser curiosas:

33% dos proprietários inquiridos que estão a vender ou venderem recentemente uma casa, consideraram a hipótese de trabalhar com um iBuyer;

A principal razão para procurar um iBuyer prende-se com a necessidade de se ter uma ideia do potencial preço de venda. Questões relacionadas com obras, organização do espaço, staging, são questões secundárias;

- 12% dos inquiridos muito provavelmente irão trabalhar com um iBuyer no futuro;
- 92% decidiram trabalhar com um agente imobiliário.

No final, este último dado é realmente o mais interessante. Apesar de tudo, apesar das claras vantagens e benefícios em lidar com um iBuyer, o interesse junto deste é ainda limitado (centrado na questão do preço de venda) e os proprietários, no final, acabam por escolher trabalhar com um agente.

Mas porquê escolher um agente imobiliário?

O que levou, então, a uma larga maioria acabar por escolher trabalhar com um agente e porque estão eles satisfeitos com o serviço prestado? As principais razões apontadas são as seguintes:

- Apoio recebido em todo o processo de venda;
- Elucidação sobre todos os passos necessários a percorrer na venda de um imóvel;
- Realização do trabalho e esforço necessários para se vender um imóvel;
- Satisfação com o serviço prestado por um agente.

Mas estão todos satisfeitos?

É claro que não. Naturalmente, há proprietários que não ficam satisfeitos com o serviço recebido por parte de um agente. As principais falhas apontadas passam por:

- Tempo de venda, muito longo;
- Falta de interesse por parte de compradores;
- Falta de ofertas de compra;
- Ofertas recebidas com preços muito baixos.

O que levaria então o mercado a procurar um iBuyer?

Existe um conjunto de razões apontadas para os proprietários procurarem um iBuyer. A questão do preço, já apontada, é importante. Para aqueles que depois de trabalharem com um agente, e tendo demorado muito tempo a vender a casa, o tempo passou a ser uma variável a considerar, preferindo trabalhar com um iBuyer por acharem que a venda é mais rápida.

Depois vêm questões mais relacionadas com a quantidade de trabalho que é necessário aplicar numa venda: obras a realizar, limpezas, preparação da casa, visitas, inspecções, etc. Tudo isto se evita com um iBuyer.

Há, pois, ainda um longo caminho a ser percorrido no mercado. A escolha por um iBuyer não é minimamente consensual e centra-se fundamentalmente em questões relacionadas com a curiosidade de saber qual seria o preço de venda de um imóvel, e com o tempo de venda. Não é por acaso que quem escolher trabalhar com um iBuyer, o fez por urgência na venda.

Fonte: Gonçalo Rodrigues / outofthebox.pt

NOTA DO EDITOR: Já existem variações do modelo iBuyer operando pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos, cada um com suas especificidades e suas diferenças. Atualmente, Opendoor, OfferpJad, Knock e Zillow Offers são as principais referências nesse tipo de negócio, com uma previsão de receita de até US$ 22 bilhões em 5 anos apenas no Zillow.
No geral, iBuyer é um modelo de compra e venda no qual uma empresa utiliza tecnologia, inteligência e dados para fazer uma oferta a um imóvel, o que acaba por maximizar o número de transações imobiliárias e aumenta a liquidez do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário