terça-feira, 17 de dezembro de 2019

PREÇO DE VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS SEGUE TENDÊNCIA DE QUEDA EM NOVEMBRO


Em novembro, os preços dos imóveis comerciais mantiveram a tendência de queda observada ao longo de 2019. O preço médio de venda caiu 0,44% em relação a outubro, enquanto o valor médio de locação cedeu 0,46%, segundo o Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial.

O indicador acompanha o preço médio de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados em 10 cidades brasileiras, com base em anúncios da internet.

Enquanto os preços dos imóveis comerciais caíram, a inflação medida pelo IPCA subiu 0,51% em novembro e a chamada "inflação do aluguel", medida pelo IGP-M, teve alta de 0,30% no mesmo período.

Isso significa que os demais preços da economia subiram mais que os dos imóveis comerciais e há espaço para compradores e locatários negociarem descontos com os proprietários.

Entre as cidades monitoradas pelo índice, as que apresentaram maior queda no preço médio de venda foram Curitiba (-1,05%), Porto Alegre (-0,92%) e São Paulo (-0,59%). Já as que tiveram maior recuo no valor médio de locação foram Salvador (-4,33%), Brasília (-1,32%) e Porto Alegre (-0,70%).

Em novembro, o preço médio do metro quadrado de imóveis comerciais à venda foi de R$ 8.672, o das salas e conjuntos para aluguel, de R$ 37,87.

Fonte: VALOR ECONôMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário