sábado, 3 de maio de 2014

CAIXA QUER MANTER COTA DE MERCADO EM CRÉDITO IMOBILIÁRIO


A Caixa Econômica Federal não trabalha com a perspectiva de reduzir o seu market share em crédito imobiliário neste ano, que tem oscilado entre 68% e 69%, segundo o presidente do banco, Jorge Hereda. Entre os anos de 2007 e 2008, de acordo com ele, a hipótese foi cogitada, mas de lá para cá a Caixa não perdeu fatia "importante" no segmento.

"Não estamos planejando perder market share este ano. Mas não acho isso o mais importante e sim o fato de fazermos o que pretendemos fazer. Se tiver mais agentes do mercado querendo comprar briga de crescer em crédito imobiliário são bem-vindos", afirmou Hereda, em coletiva de imprensa, nesta manhã, após participar da abertura do décimo feirão de imóveis.

O maior apetite dos bancos privados, na visão do presidente da Caixa, em ofertar recursos para a compra de imóveis bem como em consignado, segmentos mais seguros para se emprestar, é normal e necessário. Ele disse ainda que essas instituições precisam investir em aumentar mais a oferta de recursos no segmento imobiliário que ultrapassou 8% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Hereda, contudo, fez críticas em relação à avaliação de analistas do mercado sobre a atuação da Caixa em relação aos bancos privados. "Quando os bancos privados se propõem a crescer a oferta de crédito imobiliário a 30%, 40% é normal quando é a Caixa é porque não deveria ser feito", reclamou ele.

Para este ano, a Caixa espera que as concessões em crédito imobiliário cresçam em torno de 14% ante 2013 para um montante de R$ 155 bilhões, segundo Hereda. Já a carteira de crédito do banco, conforme ele, deve expandir-se entre 20% e 22%.

"Nossa carteira de crédito imobiliário vai ter crescimento compatível e coerente com a nossa capacidade de originação. Continuamos sendo o banco da habitação e o líder neste mercado", afirmou o presidente da Caixa.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário